• google plus bahia em tempo real
  • facebook bahia em tempo real
  • twitter bahia em tempo real
  • youtube bahia em tempo real
Cultura 12/07/2019

Obras de requalificação do MAM são entregues com reabertura do cinema

Obras de requalificação do MAM são entregues com reabertura do cinema

A partir de agora, todas as áreas do Museu de Arte Moderna da Bahia estão abertas para receber o público. A entrega da obra de requalificação foi realizada na noite desta quinta-feira (11), pela secretária de Cultura do Estado, Arany Santana. O equipamento cultural do século XVI recebeu investimento de R$ 15 milhões do Governo do Estado.

 

“Hoje nós celebramos um momento emblemático. Este museu é de grande importância, ele resguarda a memória e história dos grandes artistas que por aqui passaram. Este é um espaço agora extremamente qualificado, porque ele abriga um café, um cinema, e a nossa pretensão é que esse espaço seja auto sustentável, pois ele já tem uma vocação forte de diálogo com diversas linguagens da arte”, afirmou a secretária Arany.

 

As obras foram acompanhadas pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), autarquia da Secretaria de Cultura, que garantiu os cuidados necessários para preservar as características das edificações que são tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

 

O diretor-geral do Ipac, João Carlos Oliveira, destaca as mudanças no museu. “Nós estamos entregando um museu para falar da Bahia para o mundo enquanto espaço de arte e cultura. Este equipamento passa a ser um dos equipamentos mais modernos do país e diria até mesmo do mundo. Entregamos um equipamento do século XVI, mas conectado com o século XXI e sem perder suas características”

 

Um dos destaques desta nova fase do MAM é a reabertura do cinema que volta a integrar o Circuito Sala de Arte. A sala de cinema tem capacidade para 104 pessoas e ficará aberta ao público a partir deste sábado (13). No local também funciona um café. A sala funcionará de segunda a sexta a partir das 13h, aos finais de semana o horário é antecipado para as 10h. Os horários das sessões vão até as 22h40. Já o café funcionará até às 00h de sexta, sábado e véspera de feriados.

 

As intervenções no museu incluíram a reforma e modernização de espaços como a área de reserva técnica que conta climatização adequada. Os galpões utilizados para oficinas também passaram por readequação e novos mobiliários foram instalados. A capela do local também recebeu intervenções.

 

Novas obras

 

A expectativa é que o píer do MAM e área do antigo restaurante fiquem prontos até o final do próximo ano. Para isso, serão destinados R$ 3,5 milhões via Secretaria de Turismo. A obra permitirá a chegada de visitante pelo mar com a instalação de um atracadouro e um novo restaurante terá capacidade para receber 200 pessoas.

 

O secretário de Turismo do Estado, Fausto Franco, participou da inauguração nesta quinta-feira e comentou os novos investimentos. “As obras do píer e do restaurante estão em processo de licitação e fazem parte do Prodetur, realizado em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento, que contemplará 12 intervenções na Baía de Todos os Santos. A nossa expectativa é entregar a obra do píer e do restaurante em até 10 meses. Com isso, a gente impulsionaria mais o turismo e oferece mais uma opção aos nossos visitantes”.

 

Fonte: http://www.secom.ba.gov.br


Bahia Tempo Real no ar