• google plus bahia em tempo real
  • facebook bahia em tempo real
  • twitter bahia em tempo real
  • youtube bahia em tempo real
Saúde 15/07/2019

Níveis elevados de colesterol ruim aumentam risco de infarto, aponta Sociedade Brasileira de Cardiologia.

Níveis elevados de colesterol ruim aumentam risco de infarto, aponta Sociedade Brasileira de Cardiologia.

Muitas das tentações que estão à mesa, são comidas ricas em gorduras e sua ingestão em excesso, pode provocar danos ao organismo, como o aumento do LDL, conhecido como “colesterol ruim”. Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), a prevenção é a principal arma contra esse mal. O órgão indica que 64% dos brasileiros mal sabem quais são as suas taxas de gordura e isso representa um risco enorme. Isso porque altos níveis de colesterol ruim sem tratamento potencializam em até 30 vezes o risco de infartos fulminantes entre a população jovem, com menos de 40 anos, apontou pesquisa da instituição. O nutricionista Gabriel Pacheco, da Rede Alpha Fitness, faz um alerta importante em relação ao fato: o colesterol ruim nem sempre está associado à obesidade.

Pessoas magras também podem ter o índice elevado, devido aos hábitos alimentares. “A má alimentação é um dos indicativos para a elevação do colesterol ruim mas, em alguns casos, doenças associadas às do fígado e distúrbios de tireóide também podem alavancar a substância no organismo. Diante dessas situações, além de um tratamento adequado, com alimentação balanceada, a recomendação é que se faça adequações no estilo de vida, com a prática regular de atividade física”, defende.

 

Segundo o especialista, praticar atividades físicas, além de prevenir o quadro de colesterol alto, é a única medida eficaz para elevar as taxas do HDL, que é colesterol bom, compensando assim possíveis estragos do ruim. Além disso, aponta que tão fundamental quanto fazer exercícios regularmente, é equilibrar a alimentação. “É importante que o indivíduo busque orientação de um profissional, não basta restringir o consumo dos alimentos gordurosos. O recomendado é que adote uma dieta rica em fibras, como aveia, leguminosos e frutas”, pontua o nutricionista da equipe da Rede Alpha Fitness.


Bahia Tempo Real no ar