A frequência de compra dos brasileiros caiu 9% entre os meses de março, abril e maio, aponta pesquisa da multinacional de painéis econômicos Kantar. O número representa a maior queda comparando a série histórica que iniciou em agosto de 2016. Segundo a empresa, a instabilidade política e econômica dos primeiros meses de 2019 continua impactando a performance das categorias de consumo massivo (FMCG) dentro do lar e ainda não apresenta sinais de recuperação.
Neste período, entre as categorias que mais perderam participação no carrinho dos brasileiros, estão o chá pronto (-24%), cera para assoalho (-22,2%), bebida de soja (-14,3%), além de leite pasteurizado (-13%) e suco em pó (-11%).
Categorias que mais perderam frequência
1 |
Chá Pronto |
-24,0 |
2 |
Cera para Assoalho |
-22,2 |
3 |
Bebida de Soja |
-14,3 |
4 |
Limpador Brilho |
-14,3 |
5 |
Polpa + Pure |
-13,3 |
6 |
Leite Pasteurizado |
-13,0 |
7 |
Sobremesa Pronta |
-12,5 |
8 |
Cloro |
-11,8 |
9 |
Suco em Pó |
-11,1 |
10 |
Limpa Vidros |
-9,1 |
Em contrapartida, alguns produtos ganharam espaço e foram comprados mais vezes pelas famílias. Caso do petit suisse, que registrou aumento de 11% de frequência, seguido por produtos de barba (10%), limpador sanitário (9%) e molho para salada (8,3%).
Categorias que mais ganharam frequência
1 |
Petit Suisse |
11,1 |
2 |
Produtos Barba |
10,0 |
3 |
Limpador Sanitário |
9,1 |
4 |
Molho para Salada |
8,3 |
5 |
Lanche Pronto |
7,7 |
6 |
Catchup |
6,3 |
7 |
Deo Colônia |
6,3 |
8 |
Desinfetante |
5,6 |
9 |
Hambúrguer |
5,6 |
10 |
Leite Fermentado |
4,8 |
"Apesar de cenário de retração, algumas tendências se consolidam no mercado nacional. São elas: a preferência pelas categorias práticas e de indulgência que continuam conquistando novos lares no Brasil e o crescimento do atacarejo como canal de compra", analisa a diretora de marketing e insights da Kantar, Giovanna Fischer.
A categoria de mercearia doce, por exemplo, ganhou 2% em volume de unidades no ano acumulado. Neste período, sorvete, leite fermentado e azeite registraram aumento na presença nos carrinhos dos brasileiros. Analisando apenas os primeiros cinco meses de 2019, ganharam espaço também suco pronto e maionese.
Em relação aos canais de compra, o atacarejo continua avançando em participação de mercado e ganhou mais 2,5 pontos de penetração entre março e maio deste ano. Os supermercados de conveniência também se destacaram com melhora de 2,1 pontos de penetração no mesmo período.
No ano acumulado (últimos 12 meses terminados em maio), o recuo no volume de unidades foi sentido por todas as classes sociais e em todas as regiões do país. As classes AB registraram queda de 3,9% e apenas as classes DE tiveram leve crescimento com 0,7% de alta. Já a região Sul é a que mais sofreu redução, com perda de 4,4% em volume de unidades compradas.
Fonte: https://administradores.com.br