• google plus bahia em tempo real
  • facebook bahia em tempo real
  • twitter bahia em tempo real
  • youtube bahia em tempo real
Tecnologia 23/08/2019

Videoconferência e os benefícios  em seu negócio

Videoconferência e os benefícios  em seu negócio

Um dos principais benefícios da videoconferência é que a sua tecnologia permite que você realize reuniões com várias pessoas localizadas em lugares diferentes, enquanto vê e fala com eles em tempo real. É diferente da chamada de vídeo simples, que normalmente é uma comunicação do tipo one-to-one (um-para-um).

 

Algum tempo atrás, a videoconferência era um luxo que exigia equipamentos complexos e perícia. Hoje, literalmente, ela pode ser carregada no bolso. Você pode participar ou hospedar sessões de videoconferência em seu smartphone ou outro dispositivo móvel, bem como em um computador com hardware básico e conectividade à Internet adequada.

 

A videoconferência se tornou mais comum e mais acessível graças ao advento e desenvolvimento do Voice over IP, mais conhecido como VoIP, que aproveita a infra-estrutura de IP subjacente da Internet para possibilitar a comunicação livre ao transportar pacotes de vídeo, voz e outros tipos de dados.

 

Você precisa estar ciente de que a videoconferência tem um requisito de largura de banda muito maior do que uma simples chamada de vídeo. Uma estimativa típica para uma sessão com vídeo de qualidade decente seria de 1 Mbps para cada participante. Se a qualidade do vídeo em HD for importante, considere isso como o valor mínimo.

 

Cada participante também precisa ter as mesmas condições de conectividade. Caso contrário, corre o risco de perder a maior parte da sessão e também de comprometer toda a experiência coletiva.

Consulte quem faz.

A seguir, você verá 7 benefícios do uso da videoconferência.

 

Os  benefícios da videoconferência

1. O fim dos deslocamentos de pessoas

As viagens para encontrar pessoas custam muito dinheiro e tempo. Com a videoconferência, você pode organizar e realizar uma reunião dentro de uma hora, com participantes de lugares remotos em todo o mundo. Eles só precisam ter o equipamento necessário e estarem presentes na frente da tela no momento escolhido. A organização pré-reunião pode ser feita via e-mail ou por mensagens instantâneas.

 

2. Conecte seus trabalhadores móveis

Sua força de trabalho pode estar espalhada pela cidade – ou até pelo país – caso eles sejam colaboradores remotos, que se conectam de volta à base por meio de seus dispositivos móveis. Você pode aproveitar essa infraestrutura mobile existente para realizar reuniões de videoconferência com as equipes distantes. Além disso, a natureza visual da videoconferência permite até que você verifique as atividades e o paradeiro de seus colaboradores.

 

3. Viabiliza o teletrabalho

A videoconferência também é uma ferramenta essencial para o teletrabalho (fora da empresa, geralmente em casa). Se o seu negócio tiver um cronograma bastante aberto e seus colaboradores ou colegas trabalharem em casa, uma forma de reduzir a falta de instruções e de interação entre a equipe é a videoconferência.

 

4. Organize reuniões independente do tempo

Agora que as reuniões online nos livraram do enorme obstáculo das despesas e restrições de viagens, elas podem ser organizadas com mais frequência. Você pode se comunicar com pessoas ao redor do mundo todos os dias, ou até várias vezes ao dia. Isso permite que sua empresa se mova na velocidade que o mercado exige. Ou seja, seu negócio continua em movimento, sem que você precise sair do lugar. Isso assegura enorme agilidade.

 

Suas reuniões podem ser muito breves. Os participantes não terão mais desculpas relacionadas à localização e viagens: eles só precisam estar livres. Isso significa que você pode programar e executar reuniões de videoconferência rapidamente, além de conseguir encaixar com facilidade alguém com um cronograma apertado.

 

5. Humanize a sua comunicação

Tome este ponto em contraste com a comunicação por voz ou correspondência por e-mail. Um vídeo é composto de imagens em movimento, que valem mais de um milhão de palavras. Ao se mostrar e ver os outros, você pode trabalhar os encantos da linguagem corporal, que é tão importante nos negócios e em outras atividades que envolvem a interação humana. Além disso, ver alguém enquanto fala com ela muda completamente o tom de uma conversa, seja para negócios ou em um relacionamento pessoal.

 

6. Mostre coisas

Ver é acreditar, e mostrar é convencer. Por meio de videoconferência, você pode escrever em um quadro e mostrá-lo a todos, demonstrar seu produto mais recente ou apresentar um novo colaborador. Muitas vezes, você pode mostrar coisas que não conseguiria levar em sua mala durante uma viagem para uma reunião.

 

7. Aprenda e ensine online

Há ótimos cursos sendo oferecidos, assim como ótimos professores ensinando em todos os lugares, mas a maioria deles provavelmente está muito longe de você. Assim como se você é um professor ou treinador, seu público pode estar longe de onde você se encontra.

 

A videoconferência é uma ótima maneira de adquirir e compartilhar conhecimento, independentemente dos obstáculos geográficos ou financeiros. Embora não seja como estar fisicamente presente, a interação é adequada. Você poderá usar recursos de multimídia e ferramentas de colaboração online, como quadros interativos, por exemplo.

 

Fonte: https://k2ponto.com.br


Bahia Tempo Real no ar