• google plus bahia em tempo real
  • facebook bahia em tempo real
  • twitter bahia em tempo real
  • youtube bahia em tempo real
Cultura e Lazer 24/09/2019

Museus têm programação especial para marcar início da primavera

Museus têm programação especial para marcar início da primavera

Com a chegada da primavera nesta segunda-feira (23), os museus vinculados ao Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac) estão com uma programação especial até domingo (29). A 13ª edição da Primavera dos Museus inclui também o Museu Geológico da Bahia, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), reforçando as ações dos equipamentos culturais, que vão além do acervo exposto.

 

Na tarde desta segunda (23), idosos atendidos pelas Obras Sociais Irmã Dulce (Osid) participaram de uma sessão especial de cinema no Museu Geológico. A aposentada Terezinha Bispo aprovou a atividade. “Embora eu goste muito de cinema, não é sempre que tenho a oportunidade de ir. Hoje, o nosso grupo foi agraciado com esse passeio que ajuda até a refrescar nossas ideias”, revelou.

 

A programação no Museu Geológico envolve sessões de cinema para estudantes da rede estadual e palestras, além de uma observação noturna do céu da primavera, no Largo da Vitória, na próxima quinta-feira (26), a partir das 18h. O diretor do museu, Eli Sampaio, explicou que essas ações ajudam a aproximar o público do equipamento cultural. “Algumas pessoas nunca visitaram um museu e, com esses projetos, elas têm a oportunidade de visitar e conhecer nosso acervo. Com isso, conseguimos desconstruir uma imagem e mostrar que este é um espaço conectado com nosso tempo”, afirmou.

 

No Centro Cultural Solar Ferrão, no Pelourinho, uma oficina de flores estimulou a criatividade nesta segunda-feira (23). Outros equipamentos da capital baiana, como o Museu de Arte Moderna (MAM-BA), o Museu Udo Knoff, o Museu Tempostal, o Museu de Arte da Bahia (MAB) e o Palacete das Artes, integram a programação especial.

 

“Os museus administrados pelo Ipac estão engajados em uma programação bastante diversa para celebrar a primavera. É uma iniciativa que nos ajuda a intensificar a relação com o público que nos visita. A partir do tema deste ano, 'Museus por dentro, por dentro dos Museus', queremos promover esse olhar do público para além do que está exposto", destacou a assessora técnica da Diretoria de Museus do Ipac (Dimus), Fátima Soledade.

 

A inciativa também chega ao Recôncavo Baiano, com ações no Museu do Recolhimento dos Humildes, em Santo Amaro, e no Parque Histórico Castro Alves, em Cabaceiras do Paraguaçu. A programação completa está disponível no blog da Dimus.

 

Fonte: http://www.secom.ba.gov.br


Bahia Tempo Real no ar