• google plus bahia em tempo real
  • facebook bahia em tempo real
  • twitter bahia em tempo real
  • youtube bahia em tempo real
Cultura 09/01/2020

Música erudita e samba de roda encantam turistas no Pelourinho

Música erudita e samba de roda encantam turistas no Pelourinho

Palco tradicional da diversidade da música baiana, o Pelourinho também tem espaço para a música erudita. Na tarde desta quarta-feira (8), o projeto ‘Cameratas da Osba’ apresentou temas de compositores como Beethoven e Serguei Prokofiev para o público que marcou presença no Largo Quincas Berro D’Água.

 

A iniciativa do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), órgão vinculado à Secretaria de Cultura do Estado (Secult), tem como objetivo democratizar o acesso das pessoas ao universo da música de concerto. O show foi aberto pelo grupo de idosos Eterna Juventude, que apresentou sucessos do samba de roda do Recôncavo Baiano.

 

Para o diretor do CCPI, André Reis, a união entre os dois universos artísticos fortalece a cultura baiana. “É uma oportunidade de unir as pessoas através dessa mescla. Estamos buscando fortalecer e preservar o que é nosso e, ao mesmo tempo, abrir portas para que as pessoas possam ter acesso gratuito a coisas novas”.

 

A turista capixaba Esther Silveira aprovou a iniciativa. “Uma mistura linda. Algo que só um lugar mágico como a Bahia poderia proporcionar. Estava passeando pela região com minha família e ouvimos esse som lindo do samba da Bahia. Quando chegamos aqui, nós fomos surpreendidos pela apresentação de música clássica. É emocionante”.

 

O projeto 'Cameratas da Osba' é formado pelos grupos Opus Lumen, Bahia Cordas, Quarteto Novo e Quadro Solar. Ainda no Centro Histórico, nesta quinta-feira (9), às 16h, o Opus Lumen se apresenta ao ar livre, no Largo do Cruzeiro de São Francisco.

 

Fonte: http://www.secom.ba.gov.br/


Bahia Tempo Real no ar