• google plus bahia em tempo real
  • facebook bahia em tempo real
  • twitter bahia em tempo real
  • youtube bahia em tempo real
Saúde 26/05/2020

Sagrada Família já recebe primeiros pacientes no combate ao coronavírus

Sagrada Família já recebe primeiros pacientes no combate ao coronavírus

Na semana mais crítica da pandemia na cidade, Salvador recebe a terceira unidade de saúde de emergência exclusiva para o combate à doença, instalado no Hospital Sagrada Família, no Bonfim. A entrega do equipamento, que já passa a receber pacientes na tarde desta terça-feira (26), teve as presenças do prefeito ACM Neto e do vice, Bruno Reis, do secretário municipal da Saúde, Leo Prates, e de Maria Rita Pontes, superintendente das Obras Sociais Irmã Dulce (Osid), entidade que vai gerenciar o serviço, além de corpo técnico e imprensa.

 

Com funcionamento todos os dias em esquema 24 horas, serão ofertados, inicialmente, 38 leitos, sendo cinco de UTI e 33 de enfermaria. Até o próximo dia 8, todos os 75 leitos, sendo 20 de UTI e 55 clínicos, estarão em operação. Caso seja necessário, a unidade poderá ter, ainda, mais 36 vagas, sendo 20 para UTI e 16 de enfermaria.

 

O prefeito ressaltou a realização do esforço municipal, desde o início da disseminação do novo coronavírus, para a ampliação da rede assistencial de saúde com a implantação de novos leitos, em conjunto com o governo do Estado.

 

"Desde que percebemos a magnitude da pandemia, a Prefeitura procurou se antecipar as fatos. Além de já existir o Hospital Municipal de Salvador e leitos contratualizados em outras unidades filantrópicas, tivemos que correr atrás para reforçar o sistema. Daí conseguiu-se implantar os hospitais de campanha no Itaigara Memorial (Caminho das Árvores) e no Wet'n Wild (Paralela), assim como estão sendo instalados os gripários nas UPAs e, agora, a unidade do Sagrada Família", relatou ACM Neto.

 

O secretário Leo Prates alertou que os esforços só terão efeito completo com a colaboração da população. "Além desses novos leitos, esforço também realizado pelo governo do Estado, estão sendo feitas ainda medidas restritivas para frear a transmissão do coronavírus. No entanto, precisamos da colaboração das pessoas, que precisam entender a gravidade do momento e ficar em casa, evitando assim o que estamos vendo em outras localidades do país, que enfrentam falta de leitos", declarou.

 

Gestão - O prefeito lembrou, ainda, que este novo equipamento é fruto da requisição administrativa feita pela gestão municipal ao Hospital Sagrada Família, com administração pela Osid, cujo projeto de lei foi aprovado pela Câmara há duas semanas.

 

A unidade é entregue justamente no dia em que Santa Dulce dos Pobres completaria 106 anos de nascimento. "Mais uma vez ela está aqui para operar milagres, para abençoar e proteger a todos, dando força e condições para que todos consigam enfrentar essa pandemia", completou o prefeito.

 

"Estamos aqui para servir nessa missão que considero uma das mais desafiadoras, pois é um inimigo invisível, uma guerra que estamos vivenciando nesse tempo. Queremos, em breve, nos despedir deste espaço tendo conseguido salvar vidas", disse Maria Rita.

 

Estrutura - Além dos 75 leitos de UTI e enfermaria, a unidade Sagrada Família também vai ofertar exames laboratoriais e de radiologia, tomografia computadorizada, ultrassonografia com Doppler, eletrocardiograma, hemoterapia, hemodiálise e diálise peritoneal, além de realização de procedimentos invasivos como traqueostomia, dentre outros.

 

A equipe de 544 profissionais é composta por médicos plantonistas e diaristas de UTI e de enfermaria, infectologista, cirurgião geral, pneumologista, radiologista, fisioterapeuta, enfermeiros especializados em UTI e internamento, bioquímicos, farmacêuticos, nutricionista, assistentes sociais, psicólogo e técnicos de enfermagem, de laboratório e de radiologia, assim como corpo administrativo e suporte operacional.

 

Fonte: http://www.comunicacao.salvador.ba.gov.br/


Bahia Tempo Real no ar