• google plus bahia em tempo real
  • facebook bahia em tempo real
  • twitter bahia em tempo real
  • youtube bahia em tempo real
Bahia 01/09/2020

Rede SAC comemora 25 anos de inauguração com 215 milhões de atendimentos

Rede SAC comemora 25 anos de inauguração com 215 milhões de atendimentos

Nesta terça-feira (1), a Rede SAC, referência no serviço público na Bahia e no Brasil, comemora 25 anos de inauguração. De lá pra cá já foram realizados mais de 215 milhões de atendimentos, sendo 4,2 milhões com o SAC Móvel. Pioneiro nesse formato de atendimento ao público no país, do primeiro posto no bairro do Comércio, ao mais recente Ponto SAC, inaugurado em Vera Cruz, na Ilha de Itaparica, já são 80 unidades no estado, considerando as três carretas do SAC Móvel. 

 

Entre os serviços mais demandados pelas pessoas, a liderança fica com o Certificado de Antecedentes Criminais, com mais de 11 milhões, seguido de perto pela 2ª e demais vias do RG, que registram 9,1 milhões de solicitações. Em terceiro lugar aparece a pesquisa por vaga de emprego junto ao SineBahia, com 7,2 milhões.

 

Quanto aos 16 postos na capital e Região Metropolitana de Salvador (RMS), o que possui mais atendimentos computados durante esses 25 anos é o SAC Barra, com quase 22 milhões. Entre os 21 postos no interior e 40 Pontos SAC, a liderança no quesito quantidade de atendimentos é do SAC Feira I, que possui a marca de, aproximadamente, 10 milhões. 

 

Um grande diferencial do SAC nos últimos anos é a expansão da rede, principalmente no interior. De 2007 a 2020, a rede passou de 25 unidades inauguradas para 80, um crescimento de 220%. Dessas 55 novas unidades em 13 anos, 40 foram os denominados Pontos SAC. De 2015 a setembro de 2020, foram inaugurados 23 deles. “São unidades mais compactas, situadas em municípios do interior, estruturadas para atender às demandas de populações que tinham dificuldade em conseguir documentos básicos de cidadania”, destaca o secretário da Administração, Edelvino Góes. A Rede SAC já está presente em 63 municípios da Bahia. 

 

SAC Digital

 

O avanço tecnológico, tão presente no cotidiano das pessoas, sempre esteve presente também na realidade do SAC. Atualmente, o atendimento em qualquer posto da rede é feito sob agendamento no SAC Digital. “O atendimento por hora marcada traz mais comodidade e facilidade ao cidadão, que só precisa chegar ao posto com apenas 15 minutos de antecedência do horário previsto, sabendo que não vai enfrentar filas e desgastes. Por isso, decidimos implementar em toda a rede”, pontua Góes. Além de agendar os serviços presenciais em postos SAC na Bahia, o SAC Digital disponibiliza serviços públicos pela Internet, através de computador ou celular. 

 

A plataforma eletrônica disponibiliza atualmente 295 serviços, sendo que 32 são totalmente digitais, resolvendo tudo pela internet. Apenas entre janeiro e agosto de 2020, o SAC Digital já realizou mais de 1,1 milhão de serviços públicos totalmente online. Para ter acesso à plataforma, basta digitar o endereço www.sacdigital.ba.gov.br na internet ou baixar o aplicativo disponível para Android e iOS, seguindo o passo a passo para cadastro. Para outras informações, a Saeb ainda disponibiliza o site institucional do SAC e o call center: 0800 071 5353 ou 4020-5353.  

 

Fonte: http://www.secom.ba.gov.br/
Ascom/Saeb


Bahia Tempo Real no ar