• google plus bahia em tempo real
  • facebook bahia em tempo real
  • twitter bahia em tempo real
  • youtube bahia em tempo real
Geral 12/11/2020

CasaCor Bahia é inaugurada em vários locais de Salvador

CasaCor Bahia é inaugurada em vários locais de Salvador

Com o tema “Janelas”, a CasaCor Bahia foi inaugurada, nesta quinta-feira (12), em Salvador. A mostra acontece em sete ambientes da cidade e poderá ser vista até 12 de dezembro.

 

Para Carlos Amorim, responsável desde o ano passado pela franquia,  a Casacor tem que estar presente de forma sensorial.  “Tem que estar perto do seu público. Refugiar-se em um ambiente virtual seria frustrante, tanto para quem faz quanto para quem aprecia”, destaca.

 

O evento conta com a participação de nomes consagrados da arquitetura e da arte, como Vik Muniz, Ana Paula Magalhães, Dinah Lins, Wesley Lemos, Caio Bandeira, Tiago Martins, Davi Bastos e o escritório TRPC, dentre outros.

 

“Em um contexto de limitação da convivência, as janelas são o lugar onde você consegue se comunicar com o mundo”, diz Carlos Amorim. Ele salienta que são outros tempos. “Não faz mais sentido manter em casa um ambiente ocioso, como a tradicional sala de visitas, que só era utilizada quando alguém conhecido gritava lá de fora: ô de casa!”

 

Ambientes que abraçam

 

Atualmente, sobretudo depois da intensificação do home office, é preciso dar boa utilização a todos os espaços.  Ao pensar na reutilização de espaços para a Casacor, Dinah Lopes decidiu montar uma sala de estar adaptada para as lives. É a homenagem que faz aos artistas, uma das classes profissionais mais prejudicadas com a quarentena.

 

Em sua segunda participação na Casacor, o escritório TRPC volta com o conceito de loft do colecionador, sempre ancorado nas artes, essência do grupo formado através de amizade e afinidades. “A arte é muito importante no nosso trabalho. Dessa vez, estamos usando muita cor, plantas. É um espaço limiar. Meio quarto, meio living, meio varanda, meio sala”, assinala o arquiteto Tiago Schultz, que também é professor de história da arte. Ele foi professor de Beto Vilela, de quem se tornou amigo e posteriormente sócio, junto com Vanessa Sampaio e Cecília Miscow. O trabalho do escritório pode ser apreciado no Centro de Convenções de Salvador, na Boca do Rio.

 

Já Caio Bandeira e Tiago Martins optaram por colocar um contêiner de ponta-cabeça e obter um pé-direito, como os arquitetos se referem ao espaço vertical do ambiente, de seis metros.

 

Vik Muniz, que está fixando residência em Salvador, faz homenagem a sua nova cidade. O artista elaborou uma réplica do Elevador Lacerda, que dialoga com o trabalho de Davi Bastos, um redário, com quatro redes cor de areia, tudo tipicamente soteropolitano.

 

Nas instalações da área do check-in do Salvador Bahia Airport   foi instalado o "Quarto a Beira Mar", desenvolvido pela arquiteta Bruna Oliveira. O espaço vai apresentar aos passageiros que passarem pelo local todo o charme praiano que a capital baiana tem, mas sem deixar de lado o aconchego e acolhimento necessários para um quarto. A experiência será possível através da combinação dos móveis junto com os detalhes de design e materiais usados no projeto, como o piso de porcelanato amadeirado. 

 

Ana Paula Magalhães mantém sua predileção por matérias provenientes da natureza, como pedras naturais, linho, couro e madeira. “Além da beleza e facilidade de manutenção, dão aconchego ao ambiente e são mais confortáveis ao uso, principalmente nesse clima quente e úmido que vivemos”, explica.

 

Sobre os projetos de design de interiores que devem emergir no pós-pandemia, Ana Paula Magalhães considera que novos questionamentos vêm sendo feitos e o foco maior vai ser viver e trabalhar em espaços arejados e mobiliário multifuncional, com facilidade de manutenção.

 

Fonte: https://modaisemfoco.com.br/


Bahia Tempo Real no ar