• google plus bahia em tempo real
  • facebook bahia em tempo real
  • twitter bahia em tempo real
  • youtube bahia em tempo real
Aviação 04/04/2021

Covid-19: Anac pede afastamento de pilotos por 48h após vacinação

Covid-19: Anac pede afastamento de pilotos por 48h após vacinação

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) emitiu comunicado aos médicos examinadores e serviços médicos de operadores aéreos recomendando o afastamento por 48 horas de pilotos que tenham sido vacinados contra a Covid-19. A medida vale para o recebimento de cada dose da vacina e visa garantir a segurança das operações por conta de possíveis reações adversas.

 

Embora a grande maioria dos efeitos colaterais relatados sejam leves e não coloquem em questionamento a segurança das vacinas aprovadas, eles podem ser potencializados em condições de voo, com ambiente hipóxico e hipobárico.

 

A orientação emitida aos profissionais médicos, alinhada com outras autoridades de aviação civil internacionais, como a Federal Aviation Administration (FAA) e a European Union Aviation Safety Agency (EASA), consiste em informar aos pilotos, respeitando a particularidade de cada caso e a autonomia médica, que observem: Afastamento de atividades aéreas por 48 horas após cada dose de vacina; afastamento de atividades aéreas por 72 horas após cada dose de vacina, em caso de operação com um só piloto

 

A recomendação vale para todas as categorias de piloto, seja de linha aérea, comercial ou privado. A Anac ressalta que o piloto com qualquer diminuição de sua aptidão psicofísica deve deixar de exercer atividade aérea, conforme previsto no Regulamento Brasileiro de Aviação Civil nº 67, item 67.15(c).

 

Fonte: https://www.modaisemfoco.com.br/


Bahia Tempo Real no ar