• google plus bahia em tempo real
  • facebook bahia em tempo real
  • twitter bahia em tempo real
  • youtube bahia em tempo real
Aviação 15/04/2021

Gol suspende nove destinos domésticos neste mês de abril

Gol suspende nove destinos domésticos neste mês de abril

Com uma frota padronizada, composta apenas por jatos do modelo Boeing 737, e uma operação focada no mercado doméstico, a Gol possui flexibilidade para ajustar sua capacidade aos cenários econômicos. Na pandemia, isso tornou-se evidente e a empresa foi capaz de antecipar algumas devoluções, enquanto renegociava seus contratos com locadores de aeronaves.

 

Em nota ao mercado, a empresa comentou que, nos últimos 12 meses, renegociou contratos de arrendamento para obter reduções nos valores atuais e futuros, além de converter alguns pagamentos de mensais fixos para variáveis, na modalidade power-by-the-hour, ou seja, baseado na utilização das aeronaves. Naturalmente, esse movimento trouxe cortes importantes nos custos da empresa no curto prazo e redução no endividamento em dólares.

 

Do início da crise, em março de 2020, até agora, a Gol diminuiu sua frota em 17 aeronaves arrendadas, bem como reduzido em 34 aviões os recebimentos para o período de 2020-2022. No mês de março de 2021, a empresa tinha uma frota de 127 Boeings 737, sendo 8 737-MAX. Metade dessas aeronaves está operacional atualmente.

 

Com 63 aeronaves na malha, as operações aéreas diárias reduziram 31% sobre fevereiro de 2021 e foram equivalentes a 48% em decolagens e 52% ASKs do realizado em março de 2020.

 

Durante o mês de março, a Gol adequou frequências à menor demanda de seus hubs de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Fortaleza e Salvador. Atualmente, a companhia está operando 83% das suas rotas domésticas, uma redução de 15% em relação a fevereiro desse ano. Ainda em março, a Gol foi a primeira aérea brasileira a receber da Agência Nacional de Aviação Civil - Anac a certificação com desempenho de atrito no pavimento novo da pista do aeroporto de Congonhas. Com isso, a companhia pode operar em dias de chuva tanto as aeronaves NG quanto os MAX, com menos restrições nesse aeroporto.

 

Para este mês de abril, a empresa espera operar 50 aeronaves a fim de melhor gerenciar sua capacidade e custos, frente à baixa demanda. Além disso, a companhia está reduzindo sua oferta para cerca de 200 voos diários. É pouco, mas é um número cinco vezes maior do que a malha essencial estabelecida no começo da pandemia, em abril de 2020.

 

Por conta disso, a empresa suspenderá temporariamente as operações nas bases de Caldas Novas, Campina Grande, Caxias do Sul, Dourados, Jericoacoara, Londrina, Montes Claros, Sinop e Uberlândia.

 

Fonte: https://www.modaisemfoco.com.br/


Bahia Tempo Real no ar