O carnaval de Salvador é a maior festa de Rua do Planeta e hoje atrai mais de dois milhões de pessoas, vindas de todo canto do mundo. É uma mistura de raças, de sons e de cores que contagia a multidão. Sua evolução foi a partir da diferença entre as classes sociais – carnaval de rua contra carnaval em clubes privados – resultando em uma inversão da ordem social, tornando uma celebração utópica de igualdade em que a divisão social estava temporariamente suspensa.
Inicialmente o Carnaval em Salvador começou com pequenas manifestações do povo e os trios elétricos da época eram carros Sedans com caixas de som e os encontros eram na Praça Castro Alves.
O Carnaval de Salvador, a primeira capital do Brasil, evoluiu como no Rio de Janeiro e em diversas partes do país. As iniciativas tomadas para conter os abusos do entrudo Português fizeram surgir os bailes dos salões, com grande destaque para as festas à fantasia do Teatro São João, o corso, os cordões e blocos diversos. O ano de 1884 é considerado um marco pelos Baianos devido a organização apresentada pelas manifestações populares à partir deste ano.
Por volta de 1894/1895, surgiu o Afoxé, um tipo de grupo formado por negros que representavam casas de culto de herança africana e saíam às ruas cantando e recitando sequências de músicas e letras. O mais famoso Afoxé é os “Filhos de Gandhy”, uma homenagem ao pacifista Indiano Mahatma Gandhy e foi criado em 1949, ano do IV centenário da cidade.
Mas foi em 1950, que Dodô e Osmar criaram a Fobica, um calhambeque aberto adaptado para apresentações musicais na qual decidiram sair pelas ruas de Salvador com um motorista, para tocarem suas músicas e a partir daí o trio elétrico nasceu. Em 1952, o termo trio elétrico tornou-se genérico, em referência a um caminhão ou um ônibus que transportava os dois músicos ao redor das ruas durante o carnaval Baiano. Em 1969, a canção de Caetano Veloso, chamada “Atrás do trio elétrico” acabou por popularizar o som do trio elétrico em todo o país. Hoje a presença de caminhões de trio elétrico é uma das principais atrações do Carnaval do Bahia.
Fontes: http:// www.pt.wikipedia.org.br/wiki/carnaval_de_salvador.
Fontes: http:// www.carnaval.solexpress.com.br/carnavalsalvador.aspx
Fontes: http:// www. Carnavalsalvadorbahia.com.br