Recentemente foi encontrado na Tunísia um lago misterioso, que surgiu como que do nada, no meio de um verão quente e seco.
O lago é pouco mais de um hectare em tamanho e tem entre 10 e 18 metros de profundidade. É de se deduzir que um pequeno terremoto tenha perfurado uma represa natural que estava segurando um reservatório artificial que permite que a água atinja a superfície. No entanto, o aquífero não foi encontrado.
A data exata da formação do lago não é conhecida, uma vez que esta parte do sul da Tunísia é tão escassamente povoada que o lago poderia ter aparecido lá há semanas ou meses sem ser notado por ninguém. Ele chamou a atenção dos pastores locais, mas só atingiu a mídia internacional nos últimos dias.
Agora que foi encontrado, as pessoas têm vindo até a “praia” para nadar, apesar dos avisos de que a água do lago misterioso tem de algas potencialmente venenosa, e pode ser radioativo por existirem de minas de fosfato nas proximidades. Os depósitos de fosfato, muitas vezes ocorrem em conjunto com depósitos de urânio e tório, que pode ser lançado nas águas subterrâneas pela mineração.
O lago não é ao extremo norte da área onde a maior parte do filme original de Star Wars foi filmado, mas possui um clima similar. Enquanto a água não é certamente tão escassa, a Tunísia está passando por uma seca, fazendo com que as condições do deserto habituais em torno do novo lago particularmente seco.
Fonte: http://climatologiageografica.com/