De acordo com o médico Bruce Rabin, as pessoas que se sentem solitárias têm mais problemas de saúde física e mental do que aquelas que se sentem ligadas à outras pessoas
De acordo com um estudo recente da revista Psychological Science, a solidão é muito mais que um capricho de personalidade. A desconexão social pode causar inúmeros distúrbios à saúde. A depressão é o mais grave deles. Mas não é o único.
"As pessoas que se sentem solitárias têm mais problemas de saúde física e mental do que aquelas que se sentem ligadas a outras pessoas", explica Bruce Rabin, médico e diretor do Programa de Estilo de Vida da Universidade de Pittsburgh.
Abaixo, reunimos quatro impactos que a solidão pode causar à sua saúde, de acordo com o site Health.com:
1. Maior propensão de entrar em depressão
Quanto mais se sentir solitário, é mais provável que você tenha sintomas depressivos, de acordo com uma pesquisa da Universidade de Chicago. "Quando você está sozinho, hormônios do cérebro associados ao estresse, como o cortisol, tornam-se ativos, o que pode causar depressão", explica Rabin.
2. Menos cuidado consigo mesmo
A pesquisa mostra que você come pratos menos saudáveis ​​se costuma jantar sozinho: os homens e as mulheres solteiros ou viúvos com 50 anos ou mais comem menos legumes diariamente do que casadas ou em coabitação. "Se você está cozinhando para outras pessoas, é mais provável que você vá preparar uma refeição que contém uma variedade de alimentos maior. E, mesmo que não seja necessariamente saudável, será menos danosa que a que você faz sozinho" Rabin aponta.
3. Maior suscetibilidade a doenças cardíacas
Adultos de meia idade que vivem sozinhos têm 24% mais chances de morrer de doença cardíaca, de acordo com um estudo de 2012 de Harvard. "A pesquisa mostrou consistentemente que pessoas solitárias têm um risco maior de doença cardíaca, e isso por muitas razões", diz Rabin.
"Uma é que que elas não têm apoio social, são mais suscetíveis aos efeitos do estresse, o que aumenta a probabilidade de contrair uma doença cardíaca. Em segundo lugar, se estiverem sozinhas, elas são menos propensas a se exercitar ou comer corretamente. E, finalmente, se elas não se sentem bem, são muito menos propensas a ter alguém que insista para elas irem ao médico fazer exames de rotina", afirma o médico.
4. Sistema imunológico mais fraco
De acordo com uma pesquisa da Universidade de Ohio, a solidão pode sobrecarregar o sistema imunológico. As pessoas solitárias analisadas tinham mais proteínas relacionadas à inflamação, produzidas em resposta ao estresse, do que pessoas que são mais socialmente conectadas. A inflamação está associada a várias condições de saúde, incluindo doenças do coração, diabetes tipo 2, artrite e doença de Alzheimer.