"Tenho o direito de preservar a instituição familia dentro da minha casa, e infelizmente o comercial do Boticário está ferindo esse meu direito", diz a reclamação
Uma das maiores mudanças que a Internet trouxe entre a relação empresa e consumidor foi a facilidade para reclamações e denúncias. Em sites como o Reclame Aqui, a crítica chega até a companhia, que responde através do site. E uma reclamação recente vem causando controvérsia nas redes sociais.
Uma consumidora d'O Boticário publicou uma denúncia, pedindo o fim da propaganda da empresa que mostrava casais gays em uma campanha para os dias dos namorados.
"Fiquei muito insatisfeita em assistir a um comercial onde ocorre a banalização das famílias no modelo tradicional, e onde aparecem famílias homossexuais, como se fosse normal. Não tenho preconceito com homossexuais. Inclusive luto para que encontrem o caminho de Deus", disse Patricia. "Não concordo com uma empresa desse tamanho, onde inclusive ja prestei serviços, e onde meus filhos frequentam as lojas e tem acesso a produtos infantis, banalizar esse assunto. Acredito que milhares de outros cristãos como eu compartilham da mesma opinião", completou.
Isso, porém, não é completamente verdade. Nos comentários, dezenas de religiosos protestam contra as palavras da usuária. "Você de cristão não tem é nada!! Uma pessoa que tem Deus no coração e se diz Cristão??? Consegue julgar e apontar outros seres humanos achando que estão erradas??? (sic)", comentou Nadja Leila Braga. Uma outra usuária, chamada Margot Vieira, comentou: "Sério que a senhora abriu chamado no Reclame Aqui para defender o seu direito de ser preconceituosa?".
A "denúncia" ainda criticou o fato de crianças assistirem a propaganda. "Não quero que meus filhos assistam essa propaganda. Tenho o direito de preservar a instituição familia dentro da minha casa, e infelizmente o comercial do Boticário está ferindo esse meu direito", finalizou Patricia em sua reclamação.
Através do seu direito de resposta, a empresa respondeu: "O Boticário acredita na beleza das relações, presente em toda sua comunicação. A proposta da campanha 'Casais', que estreou em TV aberta no dia 24 de maio, é abordar, com respeito e sensibilidade, a ressonância atual sobre as mais diferentes formas de amor – independentemente de idade, raça, gênero ou orientação sexual – representadas pelo prazer em presentear a pessoa amada no Dia dos Namorados. O Boticário reitera, ainda, que valoriza a tolerância e respeita a diversidade de escolhas e pontos de vista".
Confira a peça que causou a reclamação: