A Câmara Municipal de Salvador aprovou, nesta quarta-feira (22), um projeto que solicita a volta da realização dos Jogos da Primavera e das Olimpíadas Estudantis nas escolas estaduais da Bahia. De autoria do vereador Claudio Tinoco (DEM), o projeto de indicação nº 157/2015 ao governo do Estado tramitava na Casa desde o último dia 6 de maio.
Segundo o democrata, nas décadas de 60, 70 e 80, os alunos esperavam ansiosos a chegada do mês de setembro, quando tradicionalmente aconteciam os jogos coincidindo com o início da primavera. “Atualmente as disputas não são mais realizadas, deixando órfãos centenas de grandes talentos. E nada mais oportuno a volta de importantes competições para o lazer e incentivo à prática de esporte de crianças e jovens na Bahia e em Salvador, que será subsede das Olimpíadas em 2016”, destacou o 2° vice-presidente da CMS, ressaltando que quem viveu aquela época lembra com saudosismo a disputa sadia entre os colégios.
“O hino das Olimpíadas Baiana da Primavera (‘Ser forte pelo esporte, e viver com alegria, eis o ideal da juventude da Bahia’), de autoria do professor Adroaldo Ribeiro Costa, ainda permanece vivo na mente dos baianos que participaram dos jogos no antigo estádio Octávio Mangabeira e agora com a Arena Fonte Nova o governo do Estado tem a oportunidade de resgatar e promover novamente os jogos e dar continuidade à tradição”.
Assessoria de Imprensa