O casório é falso e faz parte de uma ação que busca conscientizar as pessoas sobre meninas menores de idade que se casam muito jovens
Thea, nascida na Noruega, tem 12 anos. Seu noivo é 25 anos mais velho do que ela. A menina, que mal saiu da infância, documenta em seu blog os preparativos para o casamento, que aconteceu no dia 11 de outubro. São selfies, fotos do bolo, da decoração, de seu vestido. E textos compartilhando o que ela está sentindo, conforme o grande dia se aproxima. Uma criança de 12 anos se casará com um homem adulto, de 37 anos, idade. Absurdo? Felizmente, essa história não é real.
O blog e o casamento constituem uma ação da ONG norueguesa Plan Norway, ligada à instituição global Girls Not Brides ("Meninas, Não Noivas"), para conscientizar as pessoas sobre a realidade do casamento de meninas menores de idade, um problema global que fere os direitos dessas crianças e adolescentes.
O casamento de Thea e seu blog causaram comoção entre a imprensa da Noruega. A discussão se estendeu para as redes sociais e órgãos responsáveis pelos direitos infantis foram contactados e chamados a tomar providências. O blog chegou a ser o mais acessado do país durante um dia. Olaf Thommessen, secretário geral da Plan Norway, afirma que a ação teve o resultado desejado, pois levantou uma discussão necessária sobre o tema de tão grande relevância. "Para muitas mulheres, o casamento é um dos melhores dias de suas vidas, mas para as 39 mil meninas que se tornam noivas na infância por dia no mundo é um dos piores", afirma Thommessen. A estimativa é da ONU.
Para os interessados em participar da luta contra o casamento infantil, a ONG oferece diferentes alternativas e programas, que podem ser vistos no site. São programas de mentoria para meninas, petições contra o matrimônio de crianças com adultos, entre outros.
Fonte: http://www.administradores.com.br/