A capital baiana passará a ter o “Dia Municipal de Conscientização e Prevenção às Doenças Renais”. O projeto de Lei n° 136/2015, de autoria do vereador Claudio Tinoco (DEM), foi aprovado, nesta última quarta-feira (29), pela Câmara Municipal de Salvador e agora segue para sanção do prefeito ACM Neto.
Em tramitação desde o dia 19 de maio, o projeto tem como objetivo estimular ações educativas e preventivas, além de apoiar palestras, atividades, campanhas e políticas públicas de atenção integral às pessoas portadoras de doenças renais em Salvador. A data 12 de março foi escolhida por também comemorar o Dia Mundial do Rim.
A Doença Renal Crônica (DRC) é caracterizada pela perda progressiva e irreversível das funções renais. Segundo a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), cerca de 10% da população adulta tem algum grau de perda de função renal. “E esse percentual pode aumentar para 30% a 50% em pessoas acima de 65 anos, por isso a importância de instituirmos a data municipal que aumentará a possibilidade de atuação para os especialistas da área, permitindo a sociedade soteropolitana uma medida preventiva e diagnóstico precoce à doença dos rins”, explica Tinoco.
Assessoria de Imprensa