Portanto, é preciso ser objetivo, falar simples, ter um roteiro estruturado e, claro, ensaiar muito
Nos dias de hoje, somos bombardeados diariamente por informações de diversos tipos, de todos os lados, com vários versões, pontos e fontes, o que nos cobra mais atenção e tempo para absorver o melhor possível e claro, pensarmos sobre. No entanto, o tempo livre é cada vez mais raro e em meio a tanto conteúdo e pouco tempo para assimilá-lo, fica cada vez mais difícil conseguir a atenção das pessoas para falar sobre uma ideia, um negócio ou um produto.
Segundo Eduardo Adas, sócio da SOAP – State Of the Art Presentations, empresa especializada em soluções para apresentações corporativas, é cada vez mais necessário saber despertar a curiosidade e a atenção do público, o que obriga os empresários a descartarem os discurso vagos sobre o que é a empresa ou o projeto, já que o tempo é cada vez mais escasso. Portanto, é preciso ser objetivo, falar simples, ter um roteiro estruturado e, claro, ensaiar muito.
Uma técnica bastante utilizada pelas pequenas e médias empresas é o “Elevator Picth”. Essa ferramenta se baseia em apresentar ideias e projetos em um curto espaço de tempo, como, por exemplo, em uma conversa dentro de um elevador.
“Quando estamos em uma situação decisiva, não temos tempo para explicar muitas coisas. É preciso despertar a curiosidade do seu público, mostrar como a sua ideia ou produto pode impactar a vida dele”, explica Eduardo Adas. “Muitas vezes, um minuto é tudo o que o executivo tem para despertar o interesse das pessoas. É um momento decisivo, ele não pode errar”, conclui Adas.
“Embora pareça simples, é importante não cair na armadilha do improviso e planejar o discurso. Na hora de conseguir investimento para uma empresa, por exemplo, nem sempre você terá mais que três minutos. Mas se conseguir despertar o interesse do investidor nestes três minutos, eles podem se transformar em três horas”, conclui Adas.