Levantamento realizado pelo Ministério do Turismo revela que 1 milhão de turistas estrangeiros de 202 países vieram para o evento. Quase todos (95%) declararam que querem voltar ao país em uma outra ocasião. Essa avaliação está em pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) para o Ministério do Turismo. Deles, 61% estiveram no Brasil pela primeira vez.
Os dados apresentados, nesta segunda (14), mostram que os estádios contaram com 3,4 milhões de torcedores durante a Copa do Mundo. Já os aeroportos receberam 16,7 milhões de passageiros.
Os visitantes internacionais permaneceram, em média, 13 dias no país e visitaram 378 municípios brasileiros.
O item que recebeu a melhor avaliação pelos turistas estrangeiros foi a hospitalidade, com 98,1% de aprovação, seguida pela gastronomia (93,1%) e a segurança pública (92%).
Por último ficaram os aeroportos, com 80% de aprovação, seguido pela sinalização turística (81,2%) e o transporte público (89,2%).
O balanço do Ministério do Turismo também informa que 3,056 milhões de turistas nacionais viajaram para acompanhar o evento esportivo. São Paulo foi o principal estado emissor, com 858.825 pessoas. Em segundo lugar apareceu o Rio de Janeiro (260.527), seguido da Bahia (220.021). Minas Gerais ficou em quarto lugar (204.425) e o Paraná em quinto: 165.694.
Para essa categoria, o melhor quesito foi o atendimento e receptividade, com 90,5% de aprovação, seguida pelas opções de lazer e turismo (87,2%) e a segurança (83,8%).
Na ponta inferior ficaram a informação turística, com 77,2%, a hospedagem (80,6%) e os aeroportos (81%).
Bahia – Os seis jogos da Copa do Mundo realizados na Fonte Nova proporcionaram visibilidade positiva para a Bahia e Salvador durante o megaevento e a abertura para novos mercados de colombianos, australianos, iranianos e mexicanos, muitos dos quais vieram à capital baiana pela primeira vez. Santa Cruz Cabrália, na Costa do Descobrimento, por exemplo, transformou-se em um dos grandes destaques da mídia nacional e internacional.
Na Bahia, o total de visitantes chegou a 700 mil, dos quais 70 mil estrangeiros, que movimentaram cerca de R$ 800 milhões. O secretário do Turismo da Bahia, Pedro Galvão, destaca o êxito do evento demonstrado em pesquisas: “As pesquisas mostram a aprovação da experiência turística no país, com destaque para a hospitalidade do povo brasileiro em cidades-sede”.
A ocupação hoteleira nas cidades-sede dos jogos foi de cerca de 90% nos dias de jogos e na véspera deles. Os dados são do Fórum de Operadores Hoteleiros (FOHB). No período entre 11 e 18 de junho, que correspondeu aos primeiros jogos da fase de grupos da Copa do Mundo, a média geral de ocupação hoteleira, nas 12 cidades-sede, segundo a FOHB, foi de 80%, com os maiores índices, ficando no Rio de Janeiro (92%) e Salvador (90%).
Em Salvador, a Copa trouxe resultado positivo para o segmento de bares, lanchonetes e restaurantes, onde o faturamento médio do mês cresceu em torno de 30% se comparado a junho de anos anteriores. Restaurantes situados em regiões com apelo turístico, como o Centro Histórico, a Barra e o Rio Vermelho conseguiram dobrar o faturamento.
São João – A festa de São João da Bahia foi incluída no roteiro de entretenimento dos visitantes que vieram para a Copa. “Foi excelente o resultado desta associação entre o evento esportivo e a maior festa popular do Nordeste”, enfatizou o secretário Pedro Galvão.
Em sete noites de festa no Pelourinho, o São João da Bahia reuniu mais de 100 atrações nos palcos montados no Terreiro de Jesus, Cruzeiro de São Francisco, praça Tereza Batista e largos Pedro Arcanjo e Quincas Berro D’Água. O evento realizado pela Secretaria do Turismo e Bahiatursa, entre 18 e 24 de junho, reuniu cerca de 230 mil pessoas, no Centro Histórico.
Guias e Monitores – Para o conforto do turista, a Setur colocou em pontos estratégicos 180 guias e monitores que prestaram atendimento preciso em 12 idiomas, a 56 mil turistas estrangeiros e brasileiros. A maioria atendida foi de visitantes vindos dos Estados Unidos, Alemanha, França, dentre outros países. Entre os brasileiros, os registros apontam a predominância do turista vindo de São Paulo e Minas Gerais.
A Setur garantiu também a excelência no atendimento por meio do Disque Bahia Turismo, com informações turísticas em diversos idiomas, 24 horas, pelo telefone 71 3103-3103. Além do serviço online (chat) por meio do site www.bahia.com.br . De 13 de Junho a 04 de Julho, foram registrados 3.218 atendimentos em idiomas estrangeiros e 5.479 atendimentos em português, com total de 8.687 atendimentos.
Tendência – O secretário Pedro Galvão destacou a tendência de aumento de fluxo de turistas nas cidades-sede em até 20%, de acordo com pesquisas feitas em outros países que sediaram o Mundial. Para ele, a oportunidade de sediar eventos de grande porte deve estar associada a uma política estratégica de desenvolvimento de longo prazo. “A Bahia é um destino de alta aceitação no mercado internacional e vamos vendê-lo cada vez melhor, com valorização do turismo interno também”.
Fonte: http://bahia.com.br/