Não precisaremos do horário de verão neste ano
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou nesta terça-feira (14) que o governo federal está “completamente seguro” de que o horário de verão não será retomado em 2025.
Segundo Silveira, o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico avalia mensalmente a segurança energética e a modicidade tarifária, e concluiu que, graças ao planejamento adotado e aos índices pluviais registrados nos últimos anos, o país está sob condição de segurança energética total para este ano.
Em entrevista ao programa Bom Dia, Ministro, o ministro ressaltou que o Brasil depende fortemente da geração hidrelétrica, que é complementada pelas usinas térmicas, especialmente em momentos de menor disponibilidade hídrica.
Silveira disse ainda que o governo vai lançar em breve um leilão para usinas térmicas e também está projetando um leilão de baterias para armazenar energia por exemplo, energia solar de modo a prolongar a geração até 22 horas.
Ele citou como benchmarking o apagão ocorrido na Península Ibérica em abril e afirmou que a intermitência das energias renováveis é um desafio global, mas que o sistema brasileiro é “muito robusto” e bem planejado.
Por fim, Silveira enfatizou que, caso fosse necessário, o governo teria “coragem completa e absoluta” para implementar o horário de verão, independentemente de controvérsias, mas que as análises em curso descartam a necessidade para este ano.
Fonte: Agência Brasil
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil