Entre os problemas que aumentaram os índices de reclamação dos sites está a demora para receber e erros nos produtos entregues
Na última sexta-feira do mês de novembro (27), a internet vai ser palco de mais uma edição da Black Friday, feira virtual que — na teoria — dá descontos para produtos comprados em diversos sites em todo o mundo. O costume é importado dos Estados Unidos. A realização da BF aqui no Brasil não é nova, mas ainda causa certos problemas como a falta de segurança online e o consequente aumento de problemas de usuários que compram e não recebem os produtos.
Entre as falhas que mais aumentaram os índices de reclamação nos sites está a demora no recebimento do que foi comprado e nos erros quanto aos produtos entregues. Na lista estão lojas de tecnologia, eletroeletrônicos, cosméticos e afins.
Para evitar casos do tipo, o Procon atualizou a lista de empresas consideradas inseguras e está divulgando a relação através de um site que, entre outra coisas, disponibiliza o nome do responsável por ela, a situação do site (no ar ou fora do ar) e a data de inclusão do endereço na plataforma de segurança. A lista completa de sites que não são recomendados pelo Procon pode ser vista neste link.