É tema de palestras, apresentação e exposição no Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, com apoio da Secult e Fundação Pedro Calmon
“CABOCLOS DE ITAPARICA, UM ÍCONE DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL NA BAHIA” é tema de palestras, exposição e documentário, que acontece nos dias 3 e 10 de dezembro, no Instituto Geográfico e Histórico (uma das 15 instituições apoiadas pelo programa de Ações Continuadas, iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado, através do Fundo de Cultura), com o apoio da Fundação Pedro Calmon. Durante o encontro, o público irá conhecer um pouco mais sobre as tradições cívicas, lúdicas, religiosas e artísticas dos Caboclos de Itaparica, que referenciam as raízes místicas da formação do povo brasileiro.
Integra a programação uma apresentação do grupo Indígena “Os Guaranis”; a inauguração oficial da exposição visual “Caboclos de Itaparica, um ícone da Independência do Brasil na Bahia”, dos fotógrafos Armando Corrêa Ribeiro, Gal Meirelles, Patrícia Carmo, Paulo Lima e François Starita; uma roda de reflexão sobre a importância de Itaparica na Consolidação da Independência do Brasil na Bahia; além da exibição dos filmes: “A Exaltação Festiva da Mestiçagem: Caboclos de Itaparica – Bahia” e “1823 – A Ópera da Liberdade”.
Coordenado pelo fotógrafo e produtor François Starita e pelo diretor da Biblioteca Ruy Barbosa do IGHB, jornalista Carlos Eugênio Junqueira Ayres, o evento marca o início de uma parceria entre Instituto, a Fundação Pedro Calmon, através da Biblioteca Juracy Magalhães Júnior, de Itaparica, e a prefeitura daquele município.
De acordo com Junqueira Ayres, o encontro pretende ampliar a interiorização das ações do IGHB na difusão e consolidação da História da Bahia, assim como o apoio da instituição das manifestações cívicas em outros municípios. Já o produtor François Starita acredita que a ação amplia e reforça a noção de identidade cultural e nacional do povo itaparicano, baiano e brasileiro, ao ver suas manifestações culturais promovidas, tornando-se cada vez mais consciente da relevância de sua mobilização para mudar a realidade que a cerca.
A inscrição pode ser feita pelo site www.ighb.org.br
Acompanhe a programação:
Dia: 3/12/15 (quinta-feira)
14h - Abertura
Saudação do Grupo Indígena “Os Guaranis” ao público
14h30min - Inauguração oficial da exposição: Caboclos de Itaparica, um ícone da Independência do Brasil na Bahia.
Fotógrafos: Armando Corrêa Ribeiro, Gal Meirelles, Patrícia Carmo, Paulo Lima e François Starita. (Itaparica, Cachoeira e Salvador)
15h às 18h - Roda de Reflexão sobre a importância de Itaparica na Consolidação da Independência do Brasil na Bahia.
Participantes:
Eny Kleyde Vasconcelos Farias - Mestre em Educação pela UFBA, Especialista em Reprogramação Cognitiva Estado de Israel, Pesquisadora da Heroína Maria Felipa de Oliveira.
Gal Meirelles - Fotógrafa e pesquisadora. Com doutorado em Cultura e Sociedade, desenvolve ações de pesquisa e extensão junto à comunidades pesqueiras da BTS. Atua como docente no IFBA - Campus Santo Amaro.
Augusto Albuquerque - Advogado, Administrador do Instituto Sacatar, Coordenador de Pesquisa do Acervo Iconográfico de Itaparica
Prof. Milton Moura - Historiador e Professor da UFBA
Emanoel Pitta - Presidente da Associação Cultural Grupo Indígena Os Guaranis.
18h - Exibição do Filme: “A Exaltação Festiva da Mestiçagem: Caboclos de Itaparica – Bahia”
Direção: Gabriel Teixeira, Gal Meirelles e Milton Moura.
Dia: 10/12/15 (quinta-feira)
15h - Exibição do Filme: “1823 – A Ópera da Liberdade”, Direção: François Starita.
SERVIÇO
Caboclos de Itaparica, um ícone da Independência do Brasil na Bahia
3 e 10 de dezembro, no IGHB
Avenida Joana Angélica, 43
Piedade - Salvador
www.ighb.org.br
assessoria - 71 3329 4463/6336/99745858