Curadora do museu diz que todo o acervo deve ter sido perdido, mas pode ser refeito. Um bombeiro morreu em decorrência das queimaduras
Um incêndio atingiu o Museu da Língua Portuguesa, edifício histórico na Estação da Luz, região central de São Paulo, na ultima segunda-feira (21). De acordo com o Corpo de Bombeiros, 17 viaturas trabalharam no local para apagar as chamas e o fogo foi controlado às 17h.
Ainda não se sabe a causa do incêndio. Um bombeiro, funcionário do local, morreu em decorrência das queimaduras. O museu fica fechado para visitantes às segundas-feiras.
Segundo a curadora do museu, Isa Ferraz, todo o acervo deve ter sido perdido, mas pode ser refeito. “A tecnologia que a gente usou não aguenta o calor. Se o fogo se espalhou até o terceiro andar, foi tudo. Mas o acervo é virtual, então pode ser reconstruído. Temos todos os arquivos. É um museu que vale a pena ser refeito, foi uma revolução não só pelos aparatos tecnológicos, mas também pela maneira de apresentar a língua. É uma tragédia, uma pena também pelo prédio, que é histórico, um patrimônio. Foram muitos anos de trabalho de uma equipe multidisciplinar. Mas precisa ser refeito porque o Brasil precisa de museus”.
As linhas 7 e 11 da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) tiveram a circulação interrompida entre as estações Luz e Brás, devido ao fogo.
O museu está localizado em uma parte do edifício da Estação da Luz. Um dos cartões-postais da cidade, o prédio foi inaugurado em 1867. Atualmente, a estação atende a duas linhas da CPTM e duas do Metrô – a Linha 1 Azul e Linha 4 Amarela.
Fonte: http://brasileiros.com.br/