Nomes marcantes da música estão garantidos para o evento de reabertura da Concha Acústica do Teatro Castro Alves, localizado no Campo Grande, em Salvador, marcado para 13 de maio, mas o show começou bem antes do anúncio da reinauguração do espaço. Cerca de 400 operários trabalharam de maneira orquestrada durante as obras da primeira etapa do Projeto Novo TCA.
Diversas frentes de trabalho foram criadas para que o equipamento cultural ficasse completamente repaginado. Construção, reparo e pintura elevaram a concha a um novo patamar, dando orgulho e alegria a quem suou a camisa para transformar o que era projeto numa estrutura concreta.
Em reconhecimento ao esforço, os trabalhadores são os convidados especiais no primeiro dia do ‘Festival Eu Sou a Concha’, que terá atrações como as cantoras Maria Bethânia e Margareth Menezes, recordista de apresentações no espaço. Eles vão desfrutar de tudo o que ajudaram a construir.
Para Salatiel Santos Gomes, cabo de turma de encanador, ocupar as arquibancadas durante os shows é motivo de celebração. “É difícil esconder a minha alegria. A gente trabalhou muito, focado e buscando a excelência. Agora somos reconhecidos pelo nosso empenho. É fantástico”.
Conforto e segurança
Em fase final, as obras deram origem a equipamentos modernos para conforto e segurança do público. Arquibancadas coloridas, camarotes modulados, área para saída de emergência, edifício garagem com mais de 300 vagas de estacionamento são algumas das novidades. A Passarela Técnica, de 62 metros, construída em cima do palco, amplia a versatilidade da concha.
Segundo o encarregado geral da obra, Jorge Porto, tudo foi feito com amor. Para ele, ter participado das intervenções é motivo de orgulho. “A nova concha representa um progresso para a Bahia, mas para nós que trabalhamos nas obras significa ainda mais. Botamos amor em cada detalhe [...]. Estamos felizes de ter participado desse momento histórico. Minha família está orgulhosa de mim e isso ninguém paga”.
Ele recorda que participou das obras da Arena Fonte Nova, “um momento ímpar na minha vida. Mas a Concha Acústica do TCA representa ainda mais. Me sinto mais importante por ter contribuído com [a obra]”.
Para o operário George Vicente da Conceição, trabalhar na reconstrução da concha significou a mudança de vida que almejava. Ele ficou muito tempo sem emprego até ser contratado para doar empenho e suor, tarefa desempenhada com sucesso.
“Estava passando por uma situação muito complicada. Sou um pai de família que estava sem trabalho e precisava garantir a qualidade de vida de minha esposa e filhos. Graças a Deus tive a oportunidade de voltar a trabalhar e isso me fez traçar objetivos mais otimistas para o futuro”, conta.
Atrações em várias linguagens
Com direção artística de Elísio Lopes Jr., o festival reúne grandes nomes da música brasileira e contempla diversas linguagens artísticas em três dias de celebração. Dando início às comemorações, no dia 13 de maio (sexta-feira), o público confere o espetáculo cênico-musical ‘Kindembu’, que traz a linguagem e a relevância do Afoxé Filhos de Gandhy, Cortejo Afro, Ilê Aiyê, Malê Debalê e Muzenza. O espetáculo, em que eles fazem um diálogo criativo com músicos da nova geração, tem ainda a participação do Olodum. Completam a programação do primeiro dia do evento, um show de Maria Bethânia num encontro mais do que especial com Margareth Menezes, recordista de apresentações na Concha.
No dia 14 de maio (sábado), Carlinhos Brown convida Lazzo Matumbi e, em seguida, o grupo BaianaSystem propõe um diálogo musical com o cantor Ney Matogrosso. O dia 15 de maio (domingo) reserva um encontro histórico - os Novos Baianos, que voltam a se reunir para um show com base no repertório do emblemático disco ‘Acabou Chorare’ e para prestar homenagem ao cantor e compositor baiano João Gilberto. Nos três dias do festival, as apresentações musicais serão entremeadas por intervenções cênicas que devem envolver a área da Concha Acústica, como um todo, misturando performances de dança, efeitos cênicos, música e audiovisual.
PROGRAMAÇÃO
13/05 (sexta-feira)
- Show de Maria Bethânia - participação especial de Margareth Menezes.
- Espetáculo cênico-musical Kindembu – Afoxé Filhos de Gandhy convida Tropical Selvagem, Cortejo Afro convida Márcia Castro, Ilê Aiyê convida Dão, Male Debalê convida Larissa Luz, e Muzenza convida Ellen Oléria. O Olodum tem participação especial.
Horário - 18h
14/05 (Sábado)
- Show de Carlinhos Brown - participação especial de Lazzo Matumbi;
- BaianaSystem - participação especial de Ney Matogrosso
- Horário - 18h
15/05/ (Domingo)
- Show dos Novos Baianos – ‘Acabou Chorare’ e homenagem a João Gilberto
- Horário - 19h
Local - Concha Acústica do Teatro Castro Alves
Fonte: http://www.secom.ba.gov.br/