O Plano Inclinado Liberdade-Calçada retomou as atividades de rotina na manhã desta terça-feira (10), após suspensão do funcionamento durante três dias, por conta da realização de manutenção rotineira do equipamento. O serviço foi suspenso entre o sábado (7) e a segunda-feira (9), para que uma equipe técnica pudesse realizar os reparos necessários e garantir o pleno funcionamento do ascensor e a segurança dos usuários.
De acordo com a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), que administra os ascensores da capital baiana, o Plano Inclinado transporta aproximadamente 10 mil passageiros diariamente. De segunda à sexta-feira, o serviço funciona das 6h às 19h. Aos sábados, a operação ocorre das 6h às 18h.
O Plano Inclinado Liberdade-Calçada é um plano inclinado que liga o bairro da Liberdade ao bairro da Calçada, próximo à estação terminal do Trem do Subúrbio, em Salvador, na Bahia.
O percurso é realizado em um minuto e 40 segundos.
Foi inaugurado em 13 de março de 1981. Antes, havia no local uma ladeira chamada "Ladeira do Inferno” Rodeada por mato, a menor chuva resultava em muita lama. As pessoas eram obrigadas a descer agachadas. Apesar disso, muita gente, na época, usava esse caminho para ter acesso ao bairro da Calçada. (pt.wikipedia.org)