O Espicha Verão, que acontecia na praia do Porto da barra, está de volta, dessa vez nas ruas e praças do Pelourinho de 22 a 24 de fevereiro. O projeto tem como objetivo prolongar a auta estação em Salvador.
Quem for conferir o projeto encontrará vários ritmos, como forró, rock, samba-reggae, samba gafieira, choro, MPB, hip-hop, além de esposições, festivais gastronomicos e mostras de arte.
O grupo Cidade Negra, Paulinho Boca, Sine Calmon, Vivendo do Ócio e orquestra Fred Dantas estão entre atrações de destaque. Grupos de capoeira e o rixô elétrico de Fred Menendez ao som da guitarra baiana também farão parte do projeto.
Confira programação:
Terreiro de Jesus
22/02 (sexta-feira) – a partir das 19h30
Festival de Samba – Edil Pacheco convida Sambistas Baianos
Banda 20 Xotear (Forró)
Os 3 Matutos do Forró
23/02 (sábado) - a partir das 19h30
Os filhos de Santo Amaro e convidados (homenagem a Dona Canô) – com Jota Veloso, Jorge Vercílio, Carla Visi, Juliana Ribeiro, Armandinho, André Macêdo, e artistas de Santo Amaro
Arthur Moreira Lima
24/02 (domingo) – a partir das 16h30
Luiz Natureza
Agnaldo Timóteo
Sine Calmon (reggae)
Largo do Pelourinho
22/02 (sexta-feira) – a partir das 19h30
Aloísio Menezes
Cidade Negra
23/02 (sábado) – a partir das 17h
Festival Gospel Convida – Ivan Dias, Débora Brasil, Ícaro Dias e Júlia Cavalcanti
Paulinho Boca e Mariana Moraes
Festival de Samba Reggae Tonho Matéria Convida
24/02 (domingo) – a partir das 18h30
Dão e Caravana Black (Black Music)
O Círculo (Pop Rock)
Praça Pedro Arcanjo
22/02 (sexta-feira) – a partir das 19h
Kelly Cristina (Arrocha)
Osquestra Maestro Fred Dantas (Gafieira)
23/02 (sábado) – a partir das 18h
Diego Marinho (Arrocha)
Silvinha Torres
Orquestra R Xangô (Gafieira)
24/02 (domingo) – a partir das 17h
Chorinho com Cacau do Pandeiro
Orquestra Benutti (Gafieira)
Praça Tereza Batista
22/02 (sexta-feira) – a partir das 18h30
Sarau Caymmi em Três Tempos (MPB)
Maviel Melo (forró)
Soul Tambor
23/02 (sábado) – a partir das 16h
Atração infantil - Fábulas Fabulosas
Gereba toca Gonzaga (forró)
Sylvia Patrícia (MPB)
Cabeça de Nós Todos
24/02 (domingo) – a partir 15h
Atração infantil – Alvorocinho
Gozo de Lebre (Rock)
Vivendo do Ócio
Festival de Rock com Eládio e as Panteras e participação: Thathi, Silvio Passos, Mariano Lanat e Pietro Leal.
Praça Quincas Berro D’Água
22/02 (sexta-feira) – a partir das 18h30
Parah Monteiro (Instrumental)
Carlinhos Cor das Águas (MPB)
Neto Bala (Samba)
23/02 (sábado) - a partir das 16h
Atração infantil – Alvorocinho
Álvaro Assmar (Blues)
Mensageiros do Vento (Pop Rock)
Waltinho Queiroz (Samba)
24/02 (domingo) – a partir das 15h
Atração infantil – Fábulas Fabulosas
Carla Lis (Samba)
Grupo Trivial (Samba)
Praça das Artes
Entre os dias 22 e 24, das 12h às 22h, acontece na Praça das Artes (Pelourinho) apresentações teatrais, música, artesanatos, agricultura familiar, moda, exposição e muito mais.
No teatro, o destaque vai para o Sarau Pândega D’África e Lenda das Yabás, Teatro de Rua Grupo Filó e Estátua Viva. Na música, a performance fica por conta da Orquestra de Metais e o Jam Session com Walter Smetak, além da apresentação de repentistas e violeiros, e da regência da folclorista/etnomusicóloga Emília Biancardi e a Berimbalada.
Tem exposição e comercialização de artesanatos em parceria com o Instituto Mauá, e “Saberes da Bahia” com a produção ao vivo de cerâmica, tear e renda, em parceria com o Sesc/ Bahia, além de Artesanato e Produtos de Agricultura Familiar.
Dentro da programação da Praça das Artes ainda tem a “Moda Afro Mauanda”, uma exposição de produção artesanal de 250 mulheres de 17 terreiros de candomblé, situados em Salvador e região metropolitana, parte do Programa Vida Melhor Urbano, do Governo do Estado.
Largo Cruzeiro do São Francisco
Durante os três dias de evento, o Largo do Cruzeiro do São Francisco irá se transformar em um grande atelier a céu aberto com exposição e produção de peças por diferentes artistas plásticos.
Museus e teatros
Como parte da programação do maior evento cultural pós-carnaval, os Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC) - Tempostal, Udo Knoff e Solar Ferrão - irão funcionar em horário diferenciado e com visitas guiadas, entre os dias 22 e 24 de fevereiro. Na sexta-feira, o funcionamento será estendido até às 20h. Já no sábado e no domingo, até às 18h.
Alguns teatros localizados no Centro Histórico também terão uma programação especial durante os três dias de “Espicha verão”. No Solar Ferrão haverá a Exposição de Alberto Pitta “A Estética de Búzios”, celebrando os 214 da Revolta dos Búzios, movimento revolucionário ocorrido em 1798 em Salvador. Poderá ser apreciado na exposição fantasias de Blocos Afros e Afoxés, tecidos e estampas desenhados pelo artista plástico Alberto Pitta.
A programação do Teatro Sesc/Senac contará a apresentação de Sílvia Machete Extravaganza. Eleito o Melhor Show do Ano pela Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA), o álbum foi gravado no Auditório Ibirapuera, em São Paulo. Numa viagem sensual e divertida, Silvia Machete e os Xuxuzinhos (banda), levam o público a uma divertida jornada na selva. No repertório, destaques para as canções ""Feminino Frágil"", parceria de Silvia Machete com Erasmo Carlos, que foi tema da novela global “Morde e Assopra”; e a americana ""Underneath the Mango Tree"", em versão particular, cheia de trompetes e timbales.
Já no Teatro Miguel Santana quem se apresenta é o Balé Folclórico da Bahia, única companhia profissional de dança folclórica do país em atividade, que trabalha exclusivamente com a cultura popular baiana. Existente há 24 anos, já esteve em mais de 250 cidades pelo mundo.