Obra de arte produzida no Nordeste de Amaralina está localizada no Dique do Tororó e contou com apoio da Prefeitura para instalação
Quem curte os jogos olímpicos de futebol realizados na Arena Fonte Nova, em Salvador, encontram uma atração a mais na competição mundial. O artista visual André Fernandes aproveitou o tema esportivo e deu vida nova ao descarte de 300 mil tampinhas de garrafas pet. O resultado é um painel onde estão representadas as bandeiras dos 205 países que participam da Rio 2016. Para instalar a obra de 400kg e 8x12m nas imediações do Dique do Tororó, o artista teve o apoio do Escritório Salvador Cidade Global (ESCG) e da Secretaria de Manutenção da Cidade (Seman).
O projeto envolveu a participação de 35 jovens, na faixa etária de 10 a 15 anos, da comunidade do Nordeste de Amaralina, bairro onde Fernandes mora. O objetivo da atitude sustentável do artista, além de homenagear as nações que participam dos Jogos Olímpicos, é contribuir com o colorido da cidade, passando uma mensagem de alegria e possibilidades. O painel foi construído em sete anos.
Vivemos em um mundo onde somos bombardeados diariamente com tantos acontecimentos tristes... A ideia de produzir esse painel reúne a vontade de fazer o dia-a-dia das pessoas mais colorido e, ao mesmo tempo, de alertá-las para o lixo que elas produzem e não se responsabilizam, revela.
De Salvador, o painel será exposto na Virada Sustentável, em São Paulo, nos próximos dias 25 a 29. Em seguida, deverá marcar presença no 25º Encontro Nacional da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas, que será realizado em Porto Alegre, de 26 a 30 de setembro.