O projeto Domingo Tem Teatro traz de volta aos palcos de Feira de Santana, com o patrocínio do Governo do Estado, por meio do Fazcultura, o premiado espetáculo As Rimas de Catarina, do grupo soteropolitano Cia. Rapsódia de Teatro e vencedor do Prêmio Braskem de Teatro de 2012, na categoria Melhor Espetáculo Infanto-juvenil. As apresentações acontecem neste domingo (21) e no próximo dia 28, às 10h30, no teatro do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca).
A montagem faz uso de técnicas do teatro de animação para contar uma divertida história que se passa no mundo do faz de conta. O saltimbanco Pirulão, nas suas andanças em busca de alimento, conhece a meiga pasteleira Catarina, uma linda jovem que trabalha noite e dia fazendo doces e salgados para o seu cruel patrão Leopoldo vender no Chapadão. A moça tem acessos de rimalelê toda vez que escuta palavras iniciadas com a letra P e terminam com ao e sonha em ganhar o mundo, mas está presa a Leopoldo por um contrato que a impede de partir.
O texto foi escrito pela dramaturga Ilma Nascimento, a partir da farsa medieval A Torta e o Pastelão. Na montagem, dois consagrados intérpretes, Bira Freitas e Jorge Baía, orquestrados pelo premiado diretor João Lima, dão vida a vários personagens. A montagem tem a participação ainda com os artistas Rino Carvalho, que assina figurino e maquiagem, Fábio Pinheiro, responsável pelo cenário e adereços, e Rubinho de Avilla, que assina a trilha sonora.
Além de assistir a estreia do espetáculo, o público é convidado a chegar mais cedo ao teatro do Cuca para aproveitar o espaço de diversão e lazer do Domingo Tem Teatro, com brinquedos, pinturinhas e área de alimentação que ficam em funcionamento a partir das 9h Nesta edição, o Domingo Tem Teatro tem também o patrocínio da Pererê. Mais detalhes estão disponíveis no site da Secretaria de Cultura do Estado (Secult).
Fazcultura
Parceria entre as secretarias estaduais de Cultura (Secult) e da Fazenda (Sefaz), o Facultura é um mecanismo que integra o Sistema Estadual de Fomento à Cultura, composto também pelo Fundo de Cultura da Bahia (FCBA). O objetivo é promover ações de patrocínio cultural, por meio de renúncia fiscal, contribuindo para estimular o desenvolvimento cultural da Bahia. Ao mesmo tempo, possibilita às empresas patrocinadoras associar sua imagem diretamente às ações culturais que considerem mais adequadas, levando em consideração o expressivo apoio da opinião pública para esse tipo de patrocínio.
Fonte: http://www.secom.ba.gov.br/
Ascom/Secretaria de Cultura do Estado (Secult)