O governador Rui Costa anunciou na manhã desta terça-feira (13), em seu perfil no Facebook, um novo aplicativo criado pelo Governo do Estado, o SAC Mobile. O software para dispositivos móveis foi planejado para facilitar ainda mais o acesso dos usuários do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) em todo o estado.
O SAC Mobile está disponível na App Store e Play Store, onde o usuário pode fazer o download gratuito do aplicativo para celulares ou tablets com os sistemas operacionais iOS e Android, respectivamente. Com investimento de R$ 190 mil, o aplicativo é resultado de parceria entre a Coordenação de Tecnologia da Informação da Secretaria da Administração (Saeb) e a Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb).
De acordo com estudos divulgados pela Fundação Getulio Vargas (FGV) em 2015, o Brasil possui 306 milhões de dispositivos conectados à internet, dos quais 154 milhões são telefones inteligentes, os chamados smartphones. Nossa expectativa é que em 90 dias tenhamos um milhão de downloads realizados, o que refletirá em mais praticidade no atendimento aos usuários da Rede SAC, afirma o coordenador geral de TI da Saeb, Murilo Costa. Com a finalidade de dar suporte aos demais canais de atendimento da Rede SAC, a exemplo do Portal SAC e do 0800, o SAC Mobile busca facilitar o dia a dia do usuário.
Para o secretário da Administração, Edelvino Góes, o APP SAC Mobile possibilitará ao usuário consultar, de forma prática e interativa, a qualquer momento e em qualquer lugar, por meio de um smartphone ou tablet, serviços e informações personalizadas para o usuário da Rede SAC. Entre as funcionalidades do aplicativo estão, ao alcance das mãos e a apenas um toque, o acesso aos endereços de todas as unidades de atendimento da Rede SAC na Bahia, bem como todos os serviços oferecidos.
Funcionalidades
Com o SAC Mobile é possível ainda verificar antecipadamente a documentação, os dados e as informações necessárias para solicitar a emissão do documento ou prestação de serviço, além de agendar atendimento. Ao utilizar o aplicativo, o usuário tem também a opção de escolher a unidade da Rede SAC mais próxima dele, a data e o horário que melhor lhe convier.
Por meio da função de geolocalização, que pode ser habilitada pelo GPS do aparelho celular ou tablet, o cidadão pode ser guiado até a unidade SAC em tempo real, com indicações de distância e roteiro a serem seguidos. Após a emissão da senha, será gerado um código, que permite ao cidadão saber quando se aproxima a sua vez de ser atendido. Desta forma, é facultada ao usuário a espera na recepção do posto ou a realização de outras atividades nos arredores da unidade SAC (em um shopping, por exemplo), enquanto aguarda sua vez para atendimento.
O SAC Mobile oferece ainda acesso às notícias e avisos divulgados no Portal SAC, além de possibilitar que o usuário responda a uma pesquisa de satisfação, que avalia o atendimento e serviços prestados. Atualmente, são oferecidos mais de 700 serviços ao cidadão, nas 62 unidades de atendimento da Rede SAC, distribuídas por toda a Bahia.
Fonte: http://www.secom.ba.gov.br/