Então você está observando um drone no céu e de repente você se depara com uma Águia capturando drone.
Parece até cena de cinema, mas a policia da Holanda lançou um programa experimental treinando e utilizando águias, falcões ou outras aves de rapina para abater drones em pleno voo.
A principal intenção deste projeto é aproveitar a agilidade, eficiência e destreza destas aves de rapina para capturar drones que estejam sobrevoando locais proibidos ou até colocando em risco a vida das pessoas.
Apesar de parecer exagero, o crescimento do mercado de drones já é uma realidade no mundo inteiro, aumentando assim o número de voos sem as devidas autorizações. Por vezes até colocando em risco a vida das pessoas.
Afinal, nem todos seguem as recomendações solicitadas pelos órgãos responsáveis do espaço aéreo local, visando um voo seguro.
As aves de rapina utilizam sua nata habilidade de pegar suas presas em pleno voo. Elas também são rápidas o suficiente para capturar um drone, e raramente erram seu alvo.
Este experimento está em estudo; levando em consideração não só a segurança das pessoas, mas também das aves, que podem até perder uma pata devido ao contato com as hélices.
A Holanda não é um caso isolado. Outras agências ao redor do mundo também buscam soluções diferenciadas para controlar drones.
Agora, só nos resta esperar o resultado final dos testes para saber se tal projeto será aprovado para utilização em campo.
Águia Capturando Drone, veja abaixo o vídeo editado por nossa empresa.