Representantes da Federação do Comercio do Estado da Bahia (Fecomércio-Ba) receberam com entusiasmo o Programa de Incentivo ao Desenvolvimento Sustentável e Inovação (PIDI), apresentado na última semana pelo secretário de Desenvolvimento, Trabalho e Emprego, Bernardo Araújo, na sede da Federação, localizada na Avenida Tancredo Neves, em Salvador.
De acordo com o presidente da Fecomércio-Ba, Carlos de Souza Andrade, a iniciativa da prefeitura coincide com os objetivos da Federação, como entidade que visa a proteção e o desenvolvimento do comércio de bens, serviços e turismo. Ao voltar as atenções para a revitalização do Centro Antigo, começando pelo ordenamento do trânsito, a Prefeitura mostra que está preocupada com o fomento de uma zona que carece de incentivo, de forma planejada e sustentável. Nós, da Fecomércio, apoiamos este programa e nos colocamos à disposição para ajudar, enfatizou Carlos de Souza Andrade.
Também participaram do encontro o Também participaram do encontro o diretor de Desenvolvimento Econômico da Sedes, Sérgio Vilalva e o superintendente da Fecomércio-Ba, Paulo Studart.
PIDI - O Pidi prevê incentivos fiscais a empresas para implantação, reforma e ampliação de empreendimentos no Centro Histórico, Comércio, Barra e Península de Itapagipe, e o primeiro edital, lançado no último dia 22, visa estimular a edificação, utilização e recuperação de imóveis que possam ser destinados à operação de estacionamentos para veículos, especificamente na Barra e no Centro Histórico.
O incentivo para os estacionamentos contempla o benefício de até 40% do valor total do investimento em crédito tributário para pagamento de IPTU e ISS, no limite de até R$3 milhões.
A iniciativa deverá viabilizar o acesso e a circulação do público nas duas primeiras áreas contempladas, o que deve impulsionar o funcionamento de atividades econômicas, além de atrair empresas e, consequentemente, gerar empregos.
Podem se habilitar para participar do PIDI, empresas ou consórcios que atenderem aos critérios estabelecidos no edital de divulgação. Os interessados em participar do programa no âmbito do edital de estacionamentos terão até o dia 12 de dezembro deste ano para apresentar os documentos de habilitação na Sedes, situada na Ladeira do Boqueirão, das 9h às 17h. Mais informações no site: www.salvador.ba.gov.br.