As reclamações de consumidores sobre telefonia cairam em 2016, em relação ao ano anterior, segundo informa a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). No total, foram registradas 3,9 milhões de queixas nos canais de atendimento da Anatel, entre eles o call center e a internet, no ano passado, o que representa uma redução de mais de 4%, se comparado a 2015, quando foram totalizadas quatro milhões.
O maior problema apontado pelos usuários foi o de cobrança indevida, que representou 32,8% do total ou 1,3 milhão de reclamações. Logo em seguida, estão as reclamações de qualidade dos serviços, funcionamento e reparos, com 21,5% das queixas (841 mil reclamações).
Os serviços mais reclamados foram relacionados à telefonia móvel, que receberam 1,8 milhão de queixas ou 47% do total. Em seguida, cerca de 24,1% (943,8 mil de usuários) reclamaram dos serviços de telefonia fixa; 14,9% ( 581,1 mil de queixas) foram sobre o serviço de banda larga fixa; e 13,1% (511,1 mil de pessoas) da TV por assinatura.