O problema começou com uma atualização de sistema nas máquinas das lojas do Canadá e dos Estados Unidos
Uma atualização interna do sistema de pedidos e pagamentos da Starbucks resultou em cafés gratuitos para diversos clientes nos Estados Unidos e no Canadá. A falha no software impossibilitou que a companhia gerasse a cobrança pelos produtos solicitados, o que 'obrigou' a empresa a servir clientes gratuitamente.
Ao Techcrunch, a empresa informou que trabalhou o mais rapidamente possível para solucionar os problemas causados pela atualização e que, fora a queda do sistema em algumas unidades, nenhum outro problema foi detectado pelo sistema.
Em pronunciamento oficial, a companhia afirmou que ofereceu a melhor experiência possível para os clientes nas unidades afetadas mesmo que essa experiência não tenha gerado receita para a empresa:
Como parte de nosso ritmo normal de negócios, instalamos uma atualização de tecnologia em nossas máquinas registradoras nos Estados Unidos e no Canadá. Um número limitado de locais continua offline e estamos trabalhando rapidamente para continuar todas as operações nessas lojas. Elas vão permanecer abertas enquanto isso e, como sempre, nossos parceiros estão preparados para tomar conta de nossos consumidores e assegurar que eles vão ter a melhor experiência possível, disse a Starbucks em nota.