No cargo desde o início do governo de Michel Temer, Maria Silvia Bastos Marques alegou "razões pessoais" para deixar o cargo
A presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Social e Econômico), Maria Silvia Bastos Marques, pediu demissão nesta sexta (26) alegando razões pessoais. Ela estava no cargo desde o início do governo Michel Temer.
Em nota divulgada nesta tarde, o BNDES confirmou a informação. Confira:
"Maria Silvia Bastos Marques informou pessoalmente hoje, (26 de maio), ao presidente Michel Temer, a decisão de deixar a presidência do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), por razões pessoais.
O diretor Ricardo Ramos, pertencente ao quadro de carreira do BNDES, responderá interinamente pela presidência do Banco".
Perfil
Pesquisadora do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas, professora do Departamento de Economia da PUC-RJ, mestre e doutora em Economia pela Fundação Getúlio Vargas, graduada em Administração Pública, cumpriu uma longa carreira como executiva nos setores público e privado.
Foi coordenadora da Área Externa da Secretaria de Política Econômica do Ministério da Economia, Fazenda e do Planejamento (1990 1991), assessora especial para Assuntos de Desestatização do BNDES (1991 1992) e diretora das áreas Financeira e Internacional e de Planejamento do BNDES (1992). Ainda no setor público, foi secretária Municipal de Fazenda do Rio de Janeiro, entre 1993 e 1996.
No setor privado, presidiu a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) (1999 2002) e o Instituto Brasileiro de Siderurgia. Foi presidente da Icatu Seguros e sócia da MS & CR2 Finanças Corporativas.
Participou de diversos conselhos de Administração, no Brasil e no exterior, de empresas como Vale, Souza Cruz, Petrobras, Embratel, Arcelor, Anglo American, Grupo Pão de Açúcar, Light e Marsh McLennan Companies, entre outras.