• google plus bahia em tempo real
  • facebook bahia em tempo real
  • twitter bahia em tempo real
  • youtube bahia em tempo real
Cultura 21/02/2013

Alexandre Leão nas sextas da Varanda do SESI Rio Vermelho

Alexandre Leão nas sextas da Varanda do SESI Rio Vermelho

Após puxar o Cordão Cultural AfroPop no Carnaval, Alexandre Leão retoma asua temporada na Varanda do Teatro SESI Rio Vermelho.

 

O cantor e compositor, que tem show residente no espaço há sete anos, entrega ao público um repertório dançante, sempre com convidados surpresa e descontração.

 

Acompanhado de percussão, metais, teclado e bateria, Leão faz releituras demúsicas como Ginga de Ballet, Chão da Praça, Firme e Forte, apresentacanções autorais, como as novas Oxaguiã e Ser Feliz, além de pout-pourris desamba-reggaes, ijexás, sambas de roda e lambadas, numa exaltação à musicalidade baiana e brasileira. “Tenho muita intimidade com a Varanda do SESI. É tanto que há sempre lugar para experimentação, para receber amigos -- cantores e compositores -- e para fazer as pessoas dançarem, claro, nosso maior objetivo”, comenta o artista.


 SOBRE - Nascido em Salvador, Alexandre Leão começou sua carreira com o pé direito aos 17 anos, sendo gravado por Maria Bethânia. A música chama-se Paiol do Ouro (Alexandre Leão e Olival Matos) e introduziu o cantor, compositor e músico na vida profissional. Na sequência, várias de suas canções também foram interpretadas por outros artistas e Pop Zen (Alexandre Leão, Manuca Almeida e Lalado), em especial, se tornou conhecida na voz de Ivete Sangalo, da Banda Lampirônicos, da Família Caymmi e mais recentemente por Arnaldo Antunes. Além disso, várias canções suas foram temas de trilhas de novelas a Rede Record, SBT e Band, além de filmes como Se Eu Fosse Você, de Daniel Filho, e Falsa Loira, de Carlos Reichenbach. Além disso, venceu por duas vezes o Festival da Rádio Educadora da Bahia, com Canção para Cristina (melhor música de 2004) e, recentemente, com O que é que ela quer (melhor intérprete de 2012).
 

DISCOGRAFIA - A discografia de Leão é composta de quatro CDs. MINHA PALAVRA (1999), o primeiro, foi ganhador do então Prêmio Copene de Música e traz a participação de Vânia Abreu em uma das faixas e a canção título, também gravada por Carla Visi. O disco foi premiado também com o Troféu Caymmi (BA) no ano de 2000. 


O segundo, ALEXANDRE LEÃO (2003), que saiu pela gravadora Velas, celebra a parceria com a ""madrinha"" Rosa Passos, com quem fez apresentações por algumas cidades do Brasil. O terceiro foi um projeto vencedor do Prêmio Banco Capital de Cultura e Arte. Intitulado AXÉ BABÁ (2005), a obra traz uma releitura de grandes sucessos da música baiana com arranjos em grande estilo e elegância.


O mais recente, QUATRO CANTOS (2009), traz a participação de Saulo Fernandes, do violonista Mário Ulloa e composições com diversos parceiros. Nos quatro discos, Leão desfila na companhia de compositores como Manuca Almeida, o próprio Saulo, Jau, Moisés Souto, o veterano e consagrado Carlos Colla, Tenisson Del Rey, Anderson Cunha e também com Dadi Carvalho e Galvão (Novos Baianos).


SERVIÇO 


Alexandre Leão - Varanda do SESI 

Local: Teatro SESI Rio Vermelho - Rua Borges dos Reis, 9, Rio Vermelho - Salvador 

Data: Todas as sextas-feiras 

Horários: 22h30 

Couvert: R$ 20,00 

Censura: 12 anos 

Mais informações: (71) 3616-7060 Acesso para pessoas com deficiência.

Bahia Tempo Real no ar