• google plus bahia em tempo real
  • facebook bahia em tempo real
  • twitter bahia em tempo real
  • youtube bahia em tempo real
Saúde 21/06/2017

Médicos afirmam que gordura saturada não aumenta riscos de doenças cardiovasculares

Médicos afirmam que gordura saturada não aumenta riscos de doenças cardiovasculares

Não existe ligação entre o consumo de gordura saturada e problemas de saúde como doenças cardiovasculares e diabetes tipo 2. É o que afirma o British Medical Journal em um editorial publicado em abril.

 

Segundo o texto, disponível online, uma análise "uma revisão sistemática e análise de estudos observacionais" não encontrou associação entre gordura saturada e doença arterial coronariana, AVC ou diabetes tipo 2 em adultos saudáveis.

 

Para os autores do texto, os doutores Aseem Malhotra, da Academy of Medical Royal Colleges da Inglaterra, Rita F Redberg da UCSF School of Medicine, de São Francisco e Pascal Meier da University Hospital Geneva, "apesar da crença popular entre os médicos e o público, o modelo conceitual de gorduras saturadas dietéticas que entopem as veias está simplesmente errado".

 

Quando se trata de prevenção dessas doenças, os médicos afirmam que não há benefícios na redução de gordura, incluindo a gordura saturada, para evitar infartos e outras causas de mortalidade, e que aqueles que caminham por pelo menos duas horas e meia por semana podem aumentar sua expectativa de vida em até 4 anos e meio, "independente do peso do corpo".

 

"Décadas de ênfase na primazia em diminuir o nível de colesterol no plasma, como se isso fosse uma solução e um mercado de alimentos e medicamentos "comprovados para diminuir o colesterol" e "com baixo teor de gordura", têm sido um equívoco", afirma o editorial.

 

Fonte: http://www.administradores.com.br


Bahia Tempo Real no ar