Quase metade dos brasileiros não sabe que o diabetes pode causar cegueira. É o que revela uma pesquisa conduzida pela Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo (SBRV). A pesquisa foi feita em oito capitais brasileiras, incluindo Salvador (Belo Horizonte, Curitiba, Rio de Janeiro, Recife, Porto Alegre, São Paulo, Brasília e Salvador), com 4 mil pessoas.
Mesmo sendo uma doença com grande incidência no Brasil e no mundo (14 milhões e 415 milhões de pessoas acometidas respectivamente), segundo o IDF - International Diabetes Foundation, os riscos do diabetes não controlado ainda são ignorados por uma parcela significativa da população.
A retinopatia diabética, provocada por taxas altas de açúcar no sangue resultantes da diabetes, se caracteriza por danos nos vasos sanguíneos da parte de trás do olho, o que leva a problemas de visão. "Infelizmente, a retinopatia diabética geralmente não têm nenhum sintoma nos estágios iniciais.
As pessoas diagnosticadas devem realizar um exame com dilatação dos olhos pelo menos anualmente e trabalhar de perto com seus médicos para determinar o melhor tratamento, explica o médico oftalmologista Antônio Nogueira, Diretor Técnico do CENOE Hospital de Olhos, que tem unidades em Ilhéus, Jequié e Porto Seguro.
Fonte: Pipa Comunicação Integrada