O Ministério das Relações Exteriores informou em nota, na noite desta terça-feira (18/7) que acompanha a situação dos brasileiros que não conseguem retornar de Bariloche, na Argentina, em função da nevasca que atingiu a região. "O embaixador do Brasil em Buenos Aires (Sérgio França Danese) contatou a ministra do interior da Argentina sobre apoio ao grupo de cidadãos brasileiros retidos em Bariloche, em especial às famílias com crianças e menores."
O Itamaraty informou ainda que está analisando a instalação de um núcleo de apoio do Consulado brasileiro no aeroporto local. A Embaixada brasileira no país e os consulados em Buenos Aires e Bariloche estão em contato com as autoridades locais e com as empresas aéreas Aerolineas Argentinas e Latam, que tiveram voos cancelados por causa das condições climáticas.
Voos alterados
A intensa onda de ar frio que se estende pela Argentina e tem provocado fortes nevascas na cidade de Bariloche é responsável por alterações em diversos voos entre o Brasil e a vizinha sul-americana, desde a última sexta-feira (14/7).
A companhia aérea Latam informou, nesta terça-feira (18/7), que precisou fazer alterações em todos os três voos semanais que operam entre o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, e o aeroporto de Bariloche. Na sexta, por exemplo, o voo que saiu do Brasil precisou pousar na cidade de Neuquen, a cerca 400 km de distância de Bariloche.
Aos passageiros com voos marcados para a cidade argentina, a Latam orienta que fiquem atentos ao status do voo, que pode ser verificado na internet, por meio do site da companhia.
Os próximos voos de Guarulhos a Bariloche devem ocorrer apenas na sexta-feira (21/7). Vale lembrar que não há voos diretos saindo de Brasília, mas, passageiros que têm saídas de Brasília, com escala em Guarulhos, com destino à Argentina, precisam ficar atentos ao tempo nos próximos dias, para ver a situação da viagem
A companhia aérea informou, ainda, que vai oferecer alternativas aos clientes que sofreram com as alterações dos voos nos últimos dias.