Surge da necessidade de valorizar, difundir e discutir o cinema brasileiro realizado por mulheres. Algumas décadas atrás, a direção cinematográfica era um posto quase que exclusivamente ocupado por homens. Hoje, cineastas mulheres são cada vez mais numerosas e responsáveis por levar ao público novas formas de enxergar o mundo, individual e coletivo.
Embora a quantidade de mulheres cineastas seja ainda pequena em relação aos homens, é notório o crescimento da participação feminina no mercado audiovisual brasileiro. Em divulgação recente, a Agência Nacional de Cinema (Ancine) revelou que o percentual de mulheres que dirigem filmes lançados no Brasil aumentou de 14,7% em 2015 para 20,3% em 2016. Esse dado positivo é provavelmente reflexo dos investimentos realizados no audiovisual nos últimos anos, por meio das Leis de Incentivo à Cultura, bem como dos diversos cursos de formação audiovisual que surgiram no país.
Em sintonia com todo esse movimento, a Mostra Elas Filmes Dirigidos por Mulheres busca criar, em conjunto com o público, um espaço de troca, discussão e reflexão, não só por meio dos filmes que serão exibidos nos quatro dias de mostra, mas também através das oficinas e mesas de debate que acontecerão paralelamente.
A mostra espera proporcionar ao público, através dos filmes selecionados, experiências que rasurem o mundo convencional, trazendo à tona a força política do audiovisual. Longe de ser apenas uma mostra de filmes feitos por mulheres, a Mostra Elas é um mergulho destemido na sétima arte sob o prisma Delas.
Fonte: http://www.mostraelas.com/