Para entender estes princípios vamos estudar um case simples de marketing. Uma jovem estudante que queria fazer um curso de gastronomia, mas não tinha dinheiro suficiente para pagar o curso, resolveu correr atrás e decidiu oferecer o que sabe fazer de melhor, comida, durante uma semana foi à praia e observava tudo que acontecia, depois desta semana ela começou o seu pequeno negocio, fez 100 sanduiches sendo 5 sabores e tipos diferenciados com ingredientes naturais e um pouco mais trabalhados na apresentação com um estilo mais gourmet, vestiu um leve uniforme que sua mãe ajudou a fazer, pegou os sanduiches e voltou à praia, saiu pelas areias gritando, Olha o Sanduiche para quem esta cansado de sanduiche natural! Sanduiche para pessoas de bom gosto
Logo vendeu, um, vendeu dois antes do fim do dia ela tinha vendido todos, voltou para casa preparou mais e voltou para praia no dia seguinte, no fim de uma semana, ela sentou analisou suas vendas, investiu em embalagens melhores que pudessem ser facilmente abertas e fechadas, pois percebeu que os cliente nem sempre comiam todo o sanduiche na mesma hora, criou uma marca colocou em sua embalagens e suas vendas duplicaram. Esta jovem empreendedora conseguiu em pouco tempo pagar o seu curso e utilizou de seus novos conhecimentos para melhorar o seu negocio de sanduiches que logo se expandiu. Ai você me pergunta, sim, mas onde está o Marketing nisto tudo? Eu respondo em simplesmente tudo.
Sanduiche Gourmet
A primeira atitude dela foi observar, pesquisar, na semana que ela foi à praia ela se empenhou em pesquisar o mercado dela, observou a concorrência, os hábitos dos clientes, à classe social dos clientes, idade, gênero e tudo mais. Com estas informações ela pode pensar em um produto mais adequado para aqueles consumidores que em sua maioria eram pessoas da classe media para alta, a maioria eram mulheres entre 22 a 40 anos e que não se interessavam mais pelo simples pão com atum que sua concorrência vendia. Quando os clientes reclamavam do preço um pouco mais alto que a concorrência, ela imediatamente apresentava as principais diferenças de seu produto.
Esta é a essência de um bom planejamento de marketing, mesmo que os professores, estudiosos e autores denominem com nomes mais técnicos e bonitos não muda a simples base que é.
Observar Ficar atento às oportunidades de negócios, comportamentos e mudanças de mercado, estar de olho na concorrência, nas mudanças econômicas e tudo mais que pode afetar suas vendas e negócios.
Planejar Colocar no papel todos os objetivos a serem alcançados, definir as etapas a serem completadas, planejar as estratégias e ações de seu plano
Agir Planejamento sem ação é perda de tempo, colocar em ação seu plano é a única forma de alcançar os objetivos definidos.
Avaliar- Avaliar os resultados, corrigir o que está errado, valorizar o que deu certo para então recomeçar o ciclo novamente.