• google plus bahia em tempo real
  • facebook bahia em tempo real
  • twitter bahia em tempo real
  • youtube bahia em tempo real
Internacional 06/10/2017

Prêmio Nobel da Paz 2017

Prêmio Nobel da Paz 2017

Prêmio foi concedido ao grupo 'por seu trabalho em voltar as atenções para as consequências humanitárias catastróficas de qualquer uso' de tais armamentos; na edição anterior, o ganhador foi Juan Manuel Santos, por tentar estabelecer um acordo de paz entre o governo colombiano e as Farc

 

A Campanha Internacional para a Abolição das Armas Nucleares (Ican) ganhou nesta sexta-feira, 6, o Nobel da Paz de 2017. A organização concedeu o prêmio ao grupo "por seu trabalho em voltar as atenções para as consequências humanitárias catastróficas de qualquer uso de armas nucleares e por seus esforços pioneiros para alcançar um pacto com base na proibição de tais armamentos". No ano anterior, o ganhador foi o presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, em razão de seu trabalho para estabelecer um acordo de paz entre o governo e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

 

O Ican é uma coalizão de grupos não governamentais presente em mais de 100 países. Apesar de ter surgido na Austrália, foi oficialmente fundado em Viena, em 2007. "Vivemos em um mundo onde o risco do uso de armas nucleares é maior do que vinha sendo há muito tempo", disse Berit Reiss-Andersen, líder do comitê norueguês do Nobel. A porta-voz do grupo, Beatrice Fihn, disse estar "encantada" com o prêmio.

 

"Por meio de seu apoio inspirador e inovador às negociações das Nações Unidas para estabelecer um acordo que proíbe as armas nucleares, o Ican teve uma grande participação em trazer para o nosso cotidiano e época o equivalente a um congresso internacional da paz", informou o comunicado lido por Berit.

 

Questionada por jornalistas se o prêmio foi algo essencialmente simbólico, já que nenhuma decisão internacional contra esses armamentos foi tomada, ela afirmou que "o que não terá impacto é ser passivo" ao assunto.

 

Fonte: http://internacional.estadao.com.br


Bahia Tempo Real no ar