O dono de um drone que estava na noite de domingo nas proximidades de Congonhas e causou o fechamento do aeroporto por duas horas pode pegar até cinco anos de prisão.
Segundo o juiz Marcelo Honorato, especialista em crimes aeronáuticos, o proprietário do aparelho, ainda não foi identificado, pode ser enquadrado no artigo 261 do Código Penal brasileiro que tipifica como crime expor a perigo aeronave ou praticar qualquer ato a impedir ou dificultar navegação aérea. O artigo também é usado para tentar coibir a soltura de balões.
Para Honorato, após a identificação do dono, será necessário verificar qual era seu objetivo ao usar o dispositivo próximo ao aeroporto. Segundo o juiz, isso será usado para definir se ele cometeu o ato de maneira intencional ou se assumiu o risco que estava causando. Essas informações poderão ser usadas para definir uma punição ou o tempo de prisão.
Além da punição criminal, o caso deste domingo pode render ainda um processo civil, caso as companhias aéreas queiram buscar ressarcimento pelos custos operacionais que tiveram por causa do uso indevido do drone. A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) prevê ainda multas. A identificação dos controladores dos drones é ainda uma dificuldade para implantar as sanções.
Segundo o piloto Adriano Castanho, diretor do Sindicato Nacional dos Aeronautas, a eventual colisão de uma aeronave em voo com um drone pode ser "catastrófica". "A aeronave tem peças muito sensíveis que, se atingidas, podem prejudicar, por exemplo, o controle do voo".
Para Castanho, a regulação da Anac publicada neste ano é boa ao tratar do tema. Para ele, no entanto, falta garantir maior integração de agentes da segurança pública com o setor aéreo para facilitar a identificação dos donos de drones que os usem de maneira irregular. Os aeroportos não dispõem de tecnologia para identificar o drones em suas áreas.
"Não adianta proibir o uso de drones. O correto é regular o seu uso pra a garantia da segurança de todos". Castanho sugere ainda que a regulação passe a contemplar a obrigatoriedade de vínculo de um drone a um IP (código identificador de computadores). "Assim, quando o drone fosse ativado, seria possível fiscalizá-lo de alguma forma".
No início deste ano, o Fórum Mundial de Davos, na Suíça, utilizou tecnologia antidrone para proteger o perímetro do encontro de líderes mundiais. A tecnologia previa a identificar drones sobre a área do evento e até interferir na comunicação entre o dispositivo e seu operador. No Brasil, indústrias já buscam a tecnologia antidrone, recém-chegada ao Brasil, para se proteger de espionagem industrial.
Novas regras para drones
Tipos de drone
1. Aeromodelo: aeronave não tripulada com fim recreativo
2. Aeronave Remotamente Pilotada (RPA): com fins comerciais, corporativos etc.
Distância
Drones acima de 250 g só podem voar a ao menos 30 m horizontais de pessoas
Cadastro on-line
Obrigatório para modelos de 250 g a 25 kg; os maiores têm outro certificado
Registro do voo
Obrigatório para RPAs com mais de 25 kg
Limite de idade
Piloto e observador de RPAs têm que ter ao menos 18 anos
Certificado médico
Obrigatório para pilotos de RPAs acima de 25 kg
Habilitação
Obrigatória para RPAs de 25 kg e qualquer drone que for voar acima de 121 m
Seguro
Obrigatório para RPAs acima de 250 g
Crimes
Caso fique caracterizado que um drone colocou em risco a navegação de aviões, o seu dono pode ser enquadrado no Código Penal em um artigo com pena de dois a cinco anos de reclusão
Fonte: http://www1.folha.uol.com.br