• google plus bahia em tempo real
  • facebook bahia em tempo real
  • twitter bahia em tempo real
  • youtube bahia em tempo real
Saúde 26/03/2018

Diabetes: é possível ter vida normal mesmo diagnosticado com a doença?

Diabetes: é possível ter vida normal mesmo diagnosticado com a doença?

O diabetes é uma síndrome metabólica crônica que resulta na alta de glicose no sangue. Para amenizar essa disfunção, é preciso aderir adequadamente ao tratamento, o qual normalmente dura por toda a vida. Se você já foi diagnosticado com a doença, fique tranquilo, não é o fim do mundo. Com disciplina ao tratamento é possível viver normalmente, de forma saudável.

 

Hábitos saudáveis são essenciais para diabéticos levarem uma vida normal

 

“O diagnóstico de diabetes definitivamente não te impede de ter uma boa qualidade de vida. Se o médico orientar o paciente da importância de seguir hábitos diários saudáveis, tudo ficará bem. O ideal seria que todas as pessoas fizessem isso, mas muitos acabam levando uma vida desregrada, o que resulta em consequências ruins para a saúde. O diabetes não permite um estilo de vida relapso”, afirma a endocrinologista Mariana Guerra. 

 

Para que você consiga ter uma vida normal mesmo com o diagnóstico de diabetes, é necessário, portanto, se cuidar. Isso implica basicamente em manter uma boa alimentação, praticar atividade física regularmente e seguir a recomendação e uso correto das medicações prescritas pelo médico. “Nesse contexto, é essencial que as consultas com o médico endocrinologista sejam regulares, buscando realizar sempre os exames solicitados”.

 

Aproveitando os avanços no tratamento do diabetes

 

Ainda em relação ao tratamento do diabetes, vale ressaltar a aplicação de insulina, que normalmente é feita nos pacientes com diabetes tipo 1. Seu objetivo é manter os níveis de glicose no sangue normais. Para isso, é preciso antes medir a concentração exata de glicose no sangue, o que exige ter em casa um aparelho chamado glicosímetro. 

 

Segundo a médica, é necessário que você busque estar sempre saudável para aproveitar os avanços científicos e tecnológicos relacionados ao tratamento da diabetes. “Devemos lembrar que a ciência evolui diariamente, com lançamentos de novas medicações e tecnologias para tornar a vida do paciente diabético cada dia mais próxima do não-diabético. Por isso sempre reforço a importância de se manter sempre saudável para usufruir desses avanços”.

 

Dra. Mariana Guerra é endocrinologista, formada pela Escola de Medicina da Santa Casa de Misericórdia de Vitória e atua em Vitória (ES). CRM-ES: 7019

 

Foto: Shutterstock

Reprodução: https://cuidadospelavida.com.br


Bahia Tempo Real no ar