• google plus bahia em tempo real
  • facebook bahia em tempo real
  • twitter bahia em tempo real
  • youtube bahia em tempo real
Saúde 14/05/2018

Sentir cansaço toda hora pode ser um sintoma do diabetes?

Sentir cansaço toda hora pode ser um sintoma do diabetes?

A sensação de cansaço constante está relacionada ao diabetes. Isso ocorre porque a doença faz com que a glicose do sangue não vá para as células na quantidade adequada, o que acarreta em falta de energia para o corpo realizar as funções e atividades do dia a dia. Além da fadiga, a diabetes pode provocar dores no corpo.

 

Entendendo melhor o cansaço e as dores provocadas pelo diabetes

 

“O diabetes é uma doença que atrapalha a utilização de açúcar (glicose) pelas células. Há um aumento da quantidade de glicose no sangue, mas a quantidade dentro das células é reduzida e por isso a fome e a fraqueza são aumentadas. O excesso de açúcar lesiona os vasos, nervos e os rins e por isso comer mais açúcar não deve ser tentado”, explica o cardiologista Andrei Sposito.

 

A dor corporal como resultado do diabetes se deve ao excesso de glicose no sangue, visto que essa alta concentração de açúcar favorece o emagrecimento, o aumento da micção e a diminuição dos músculos. O paciente passa, então, a sentir cansaço muscular. Para controlar esses sintomas, é fundamental buscar o quanto antes a ajuda de um especialista que indique o tratamento adequado para a doença. 

 

Diagnóstico e tratamento do diabetes

 

O diagnóstico se dará medindo a quantidade de glicose no sangue e o tratamento será baseado em aumentar a captação de glicose pelas células do corpo por meio de medicamentos. “Assim, a quantidade de açúcar no sangue reduz e a quantidade dentro das células aumenta. Como consequência, o cansaço reduz e as lesões dos vasos também”.

 

Além dos remédios, o tratamento do diabetes exige que o paciente se comprometa em manter um estilo de vida mais saudável, com alimentação balanceada, prática de exercícios físicos e controle do peso. “Em paralelo, há tratamentos que podem aumentar a eliminação de açúcar nas fezes ou na urina. A escolha do tratamento requer muita experiência e deve ser feita por um médico com treinamento específico em diabetes”.

 

Dr. Andrei Sposito é professor titular da disciplina de cardiologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Graduou-se em Medicina pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), fez residência em medicina interna e em cardiologia e doutorado em medicina na Faculdade de Medicina da USP, São Paulo. CRM 74765

 

Fonte: https://cuidadospelavida.com.br


Bahia Tempo Real no ar