Gripe, herpes, micose, dengue e pneumonia são apenas algumas das infecções causadas por vírus, fungos e bactérias, micro-organismos que, quando invadem o corpo e encontram condições favoráveis ao seu desenvolvimento, se reproduzem e se tornam uma ameaça à saúde humana. Para proteger o organismo, quem entra em ação é o sistema imunológico, que é mais frágil nas crianças do que nos adultos.
Sistema imunológico destrói vírus e bactérias invasores
O objetivo do sistema imunológico é defender o corpo do ataque desses seres vivos. A primeira atitude é identificar o invasor, tarefa conduzida pelos linfócitos, e repassar a informação às outras células do sistema. Em seguida, começa a produção de anticorpos específicos, que se ligarão aos vírus e às bactérias, permitindo que os macrófagos englobem e destruam o agente invasor.
Durante a infecção, vírus e bactérias provocam sintomas diferentes nos pacientes. Na maioria das vezes, nas infecções bacterianas, o paciente fica mais toxemiado, isto é, apresenta febre alta, cansaço e, dependendo do foco da infecção, pode apresentar inflamação acompanhada de pus, afirma o infectologista Edgar de Bortholi Santos.
Infecções podem causar febre, cansaço e inflamação
Já nos casos de infecções virais, como gripe e resfriado, a febre não é tão alta, apesar do cansaço e da inflamação também estarem presentes com frequência. Infelizmente, algumas infecções virais simulam infecções bacterianas, como a mononucleose infecciosa (doença do beijo), que provoca amigdalite com pus, igual ao que ocorre nas amigdalites bacterianas, alerta o especialista.
O processo inflamatório é comum durante a atuação do sistema imunológico e se desenvolve na área afetada pela infecção por causa do acúmulo das células de defesa. Quando a invasão é controlada, são produzidas as células de memória, que devem memorizar o invasor para facilitar a defesa do corpo em caso de uma nova infecção.
Dr. Edgar de Bortholi Santos é infectologista, graduado pela Faculdade de Medicina de Jundiaí e atua em São Paulo. CRM-SP: 86525
Fonte de reprodução: https://cuidadospelavida.com.br