• google plus bahia em tempo real
  • facebook bahia em tempo real
  • twitter bahia em tempo real
  • youtube bahia em tempo real
Saúde 16/07/2018

Como agem os medicamentos usados no tratamento do diabetes?

Como agem os medicamentos usados no tratamento do diabetes?

O tratamento do diabetes é composto por diversos métodos, dentre os quais está incluído o uso de medicamentos. A principal função desses remédios é reduzir os níveis de glicose no seu sangue. Eles são normalmente indicados quando as mudanças para um estilo de vida mais saudável não reduzem suficientemente os índices glicêmicos. 

 

Medicamentos utilizados no tratamento do diabetes

 “Os pacientes diabéticos têm perfis diferentes, alguns apresentam doenças associadas que os fazem usar medicações variadas, outros levam um estilo de vida com muitas falhas para a saúde. A medicação indicada visa corrigir o problema ocasionado pela doença, de acordo com cada caso e necessidade”, afirma a endocrinologista Mariana Guerra.

 

Os medicamentos disponíveis para o tratamento do diabetes podem ser administrados por via oral ou injetável. No último caso, o exemplo mais característico é a insulina, hormônio responsável pela regulação e transporte da glicose pelo corpo. Como nos casos de diabetes a produção de insulina pelo organismo é inexistente ou insatisfatória, sua aplicação se torna necessária. 

 

Hábitos de vida saudáveis são essenciais para o tratamento do diabetes

O controle da doença na maioria dos casos depende do uso de medicamentos, pois apenas passar a ter hábitos saudáveis não costuma ser suficiente. “Classicamente, o controle do diabetes somente com mudança no estilo de vida falha em 90% dos casos, o que contribuiu para o estabelecimento de terapia medicamentosa em conjunto com essa mudança”, afirma Mariana.

 

Mesmo assim, você deve adotar um estilo de vida mais saudável, pois isso é fundamental para o sucesso do tratamento contra o diabetes. Destacam-se, nesse processo, a alimentação balanceada, com manutenção de dieta específica, que deve ser estabelecida com acompanhamento médico, e a prática de atividade física regular. “É necessário que haja comprometimento importante do paciente com mudança do estilo de vida, além de uma boa resposta a esta atitude”, completa a endocrinologista.

Dra. Mariana Guerra é endocrinologista, formada pela Escola de Medicina da Santa Casa de Misericórdia de Vitória e atua em Vitória (ES). CRM-ES: 7019

 

Fonte de reprodução: https://cuidadospelavida.com.br


Bahia Tempo Real no ar