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Salvador 06/08/2018

Salvador possui mais de 200 quilômetros de vias exclusivas para ciclistas

Salvador possui mais de 200 quilômetros de vias exclusivas para ciclistas

Usar bicicleta para se deslocar entre um roteiro e outro é opção de muita gente que prefere abrir mão de veículos motorizados para pedalar em Salvador. Seja por opção de transporte ou mesmo alternativa saudável para o lazer do dia a dia, quem usa bike na cidade encontra diversas alternativas para praticar o esporte ou se divertir pedalando pelos 217,56 km quilômetros de ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas. Desse número de malha cicloviária, 144,16 km foram implantados pela Prefeitura, desde 2013, e apenas 73,40 km pela instância estadual.

 

Antes desse período, a cidade contava somente com 13,8 km oriundos da gestão municipal e 34,8 km de malha estadual. O crescimento é resultado do esforço da Prefeitura em fornecer mais opções de lazer para soteropolitanos e turistas, a partir da recuperação, modernização e ampliação do espaço público, por meio de ações pontuais e do trabalho integrado entre os órgãos de trânsito, mobilidade e turismo.

 

As áreas destinadas aos ciclistas estão à disposição da população em diversos trechos da orla e nas principais avenidas da capital, dispostas tanto nas vias principais como nas marginais, exemplo da ACM, Barros Reis, Juracy Magalhães Jr., Paralela e Afrânio Peixoto (Suburbana) - esta última possui a mais extensa ciclovia já realizada pela Prefeitura, com 28 km.

 

A Transalvador projeta implantar mais 35 km de rede cicloviária na capital baiana até o final de 2018, incluindo em pistas de grande movimento, como a Avenida Luís Eduardo. Para isso, a autarquia municipal está em processo de estudos para a redução da velocidade da via, que hoje é de 80km/h.

 

Diferenças - Similares na utilização, ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas podem ser definidas de acordo com a interação com o meio. Enquanto as ciclovias são espaços dedicados exclusivamente para a prática do ciclismo, geralmente segregada dos demais veículos que compõem o trânsito de determinado lugar, as ciclofaixas são pintadas no asfalto, sem a necessidade de separação física entre as vias para automóveis e bicicletas. Nas ciclorrotas, entretanto, carros e bicicletas trafegam juntos, com sinalização horizontal e vertical que informe com clareza a existência de ciclistas nos locais.

 

Fiscalização - Em todo o ano de 2017, 1.859 veículos foram notificados por estacionar irregularmente em ciclovias e ciclofaixas. No primeiro semestre do ano passado, foram 922 autuações por esse motivo, contra 761 no mesmo período de 2018. A Transalvador também emitiu 1.345 notificações a veículos que transitaram nessas vias exclusivas para bicicletas em todo o ano passado; no primeiro semestre de 2017, foram 920 autuações por esse motivo, frente a 352 no mesmo período deste ano.

 

Estacionar sobre ciclovia ou ciclofaixa é infração grave, com multa no valor de R$195,23 e 5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Já transitar com carros e motos nessas áreas configura infração gravíssima, agravada três vezes, com multa no valor de R$880,41 e 7 pontos na CNH.

 

Fonte: http://www.comunicacao.salvador.ba.gov.br


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