Seguem em andamento as obras de implantação do novo ponto de ônibus na Avenida ACM em substituição ao existente em frente ao Empresarial WN, que será desativado por conta das obras do BRT. A mudança começa a valer a partir da próxima segunda-feira (18).
O ponto que existe hoje em frente ao Empresarial WN precisará ser desativado para dar lugar aos pilares de um dos elevados do novo modal. Com intuito de atender às necessidades dos pacientes do Centro de Prevenção e Reabilitação da Pessoa com Deficiência (Cepred), a nova parada fica apenas a 200 m da unidade.
O novo ponto em implantação será na entrada de acesso à marginal, logo após o viaduto Raul Seixas. Durante a primeira semana, técnicos da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) estarão trabalhando no local para orientar pedestres e motoristas sobre a nova parada. Panfletos informativos também serão distribuídos aos usuários de transporte público da localidade.
Para facilitar o deslocamento dos pacientes, a Prefeitura finaliza a construção de uma calçada adaptada e totalmente acessível que fará a ligação com o novo ponto. Além disso, o novo ponto também contará com o abrigo. O reforço na concretagem da via, onde os ônibus vão parar, também está em curso. A baia permitirá a parada de dois ônibus por vez.
Panfletos - Com intuito de informar a população sobre a alteração, a Prefeitura, em parceria com Consórcio BRT, vai distribuir panfletos explicativos ilustrando onde será o novo ponto e quais linhas têm parada no local. O material informativo também será distribuído no Cepred para melhor orientar os pacientes. A mudança também será reforçada com a implantação de placas sinalizadoras que serão instaladas com objetivo de orientar motoristas e os usuários do transporte público municipal.
De acordo com o titular da Semob, Fábio Mota, a mudança está sendo realizada após reuniões e conversas com representantes do Cepred e de outros órgãos que assistem pessoas naquela região. "Conseguimos encontrar uma solução que contempla as pessoas com mobilidade reduzida que fazem tratamento naquela localidade. Com a modificação, será preciso deslocar 200 metros do ponto atual, com toda condição de acessibilidade para chegar ao local de embarque e desembarque. A proposta inicial da concessionária era bem mais distante. Agora, estamos oferecendo a opção desse novo ponto, logo na descida do Viaduto Raul Seixas ou defronte ao Hiperposto. Os dois locais estarão ativos", explica Mota.
De acordo com a Semob, 12 linhas terão paradas no ponto provisório após o viaduto Raul Seixas. São elas: 0102 Barbalho x Iguatemi, 0422-01 - Pero Vaz x Itaigara (via Avenida Luís Eduardo Magalhães), 0813 Pituba x Vila 2 de Julho/Trobogy, 0813-01 -Pituba x Vila 2 de Julho/Trobogy, 0914 - Vale dos Rios/STIEP R3, 0915 - Vale dos Rios/STIEP R4, 1052- Estação Mussurunga x Barra2 , 1129 Cabula 6 x Pituba, 1231 Sussuarana x Barra R2, 1231-01 - Sussuarana x Barra R2, 1386 Nova Brasília/Jardim Nova Esperança/7 de Abril x Barra, 1386-01 - Nova Brasília/Jardim Nova Esperança/7 de Abril x Barra, 1538-02 - Conjunto Pirajá I x Pituba (via Avenida Luís Eduardo Magalhães).
As demais vão parar no ponto de ônibus em frente à Catedral da Fé. As linhas são 0207 - Massaranduba x Itaigara, 0218 - Ribeira x Pituba, 0342 - Vales dos Rios/Circular A, 0344- Vale dos Rios/Circular B, 0422 - Pero Vaz x Itaigara, 0426- Santa Mônica x Pituba, 0518- Sussuarana/CAB x Engenho Velho de Brotas, 0713- Santa Cruz x Calçada/Bonfim, 0907 - Boca do Rio x Ribeira, 1220- Mata Escura x Pituba, 1301- Estação Pirajá x Brotas, 1320- Pau da Lima x Nordeste, 1341- Estação Pirajá x Barra 2, 1538- Conjunto Pirajá I x Pituba, 1538- 01 - Conjunto Pirajá I x Pituba, 1622 - Alto do Cabrito / Boa Vista do Lobato x Pituba, 1643 - Fazenda Coutos x Pituba, 1645- Alto de Santa Terezinha/Rio Sena x Pituba, 1645- 01 - Alto de Santa Terezinha/Rio Sena x Pituba, 1645-02 - Alto de Santa Terezinha/Rio Sena x Pituba, 1652 - São João do Cabrito x Pituba, 5017- Imbuí x Praça da Sé.
Intervenções As intervenções da primeira etapa do BRT estão previstas para serem concluídas no final de 2020 e fazem parte do eixo Investe, do programa Salvador 360. As obras são executadas pelo Consórcio BRT Salvador, formado pela Camargo Correa Infraestrutura S.A., Construções e Comércio Camargo Correa S. A. e Geométrica Engenharia de Projetos Ltda. O valor para execução da primeira etapa é de R$ 212.781.070,50, oriundos de financiamento junto à Caixa Econômica Federal.
A implantação do novo modal vai possibilitar a criação de linhas exclusivas, em corredores de tráfego próprios e segregado das demais vias, que vão reduzir o tempo do soteropolitano no trânsito e melhorar a mobilidade em regiões críticas. O sistema será integrado ao metrô. Este primeiro trecho terá 2,9km de extensão e vai ligar o Loteamento Cidade Jardim (Parque da Cidade) à região do Shopping da Bahia (Estação de Integração BRT/Metrô). A obra prevê ainda a construção de viadutos e elevados paralelos para implantação das estações.