• google plus bahia em tempo real
  • facebook bahia em tempo real
  • twitter bahia em tempo real
  • youtube bahia em tempo real
Saúde 22/04/2019

O uso de compressas pode ajudar a diminuir as bolsas nos olhos

O uso de compressas pode ajudar a diminuir as bolsas nos olhos

As bolsas que se formam embaixo dos olhos são um sinal clássico de envelhecimento da pele. Surgem em decorrência da perda de elasticidade e resistência da pele, que passa a não mais se manter esticada. Apesar de se tratar de um processo natural, é possível amenizar a manifestação dessas bolsas e melhorar a aparência com alguns cuidados simples, como o uso de compressas.

Formação das bolsas nos olhos

 

“As ‘bolsas’ que se formam abaixo dos olhos podem ser resultantes do acúmulo de líquidos (inchaços) e, muitas vezes, pelo acúmulo de uma gordura que ‘desce’ por conta da flacidez muscular da área e da pele. Com o envelhecimento, a pele vai ficando mais fina e fraca, não conseguindo sustentar a gordura no seu local original”, explica a dermatologista Alexandra Bononi.

 

Como os olhos são a parte mais importante do rosto – no geral é para eles que se olha primeiro quando ocorre contato com outras pessoas – quando as bolsas se formam ocorre uma modificação drástica na aparência. Por isso, é compreensível que exista uma vontade de controlar o problema o mais rápido possível.

 

É importante também separar as bolsas abaixo dos olhos das olheiras, que, embora parecidas – até porque ambas afetam a mesma região do rosto -, têm impactos diferentes na aparência e geralmente são causadas por fatores diferentes, que exigem outras abordagens. Enquanto as bolsas são geralmente relacionadas ao envelhecimento, as olheiras estão mais ligadas à vascularização e pigmentação da área abaixo dos olhos, e podem ser suavizadas com cremes clareadores.

Cuidados necessários para amenizar as bolsas

 

Segundo a especialista, quando as bolsas são formadas por líquidos, é preciso buscar ações que façam com que se retenha menos líquido e também utilizar ativos que promovam a vasoconstrição. Ou seja, utilizar compressas de água gelada ou com substâncias vasoconstritoras e/ou anti inflamatórias (como a encontradas em alimentos como camomila e o pepino, por exemplo) ajuda bastante.

 

“Além destas medidas, é necessário garantir uma boa ingestão de líquidos (para facilitar a drenagem), boa alimentação, pouca ingestão de sódio, não fumar e evitar álcool, principalmente. Por outro lado, quando a bolsa se forma por acúmulo de gordura e já está instalada, o melhor tratamento é a remoção cirúrgica”, informa a médica.

 

Fonte: https://cuidadospelavida.com.br


Bahia Tempo Real no ar